news-details
Direto da Redação

Confira os fatos que marcaram o cotidiano bragantino Direto da Redação

Bragança com elevada taxa de mortalidade por covid-19 e Basílio pedindo flexibilização

Bragança Paulista lidera a região no número de infectados e mortos por Covid-19, não está respeitando o distanciamento social, conforme gráfico do Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (a cidade registra 48% de isolamento, quando o ideal é 70%), apresenta taxa de letalidade (15,2%)  mais que o dobro da média nacional (6,3%) e estadual (7,3%) e ainda conta com vereador que pede ao prefeito a flexibilização de abertura do comércio para cabeleireiros e salões de beleza, academias, lava-rápidos e óticas, desde que se comprometam a evitar aglomerações e mantenham condições de higiene a profissionais e clientes. Rumo à cova, é isso vereador?

 

Jango e Gustavo Sartori juntos: será?

Na semana passada, uma foto postada no Facebook chamou atenção dos internautas bragantinos. A imagem mostra o pré-candidato a prefeito pelo PTB João Afonso Sólis, o popular Jango, conversando com o presidente do diretório municipal do PSB de Bragança, Gustavo Sartori. O local escolhido para o bate-papo foi o Lago do Taboão e teve também a presença de João Batista Lima César e do empresário Márcio Ronald Forni.

Nesta semana, a Coluna Direto da Redação teve a informação de que Gustavo poderá estar com  Jango nas eleições municipais deste ano, mas como apoiador, já que o candidato a vice da chapa majoritária do ex-prefeito Jango deve ser uma mulher. A Coluna Direto da Redação entrou em contato com o ex-prefeito para saber se as informações procedem, mas até o fechamento desta edição nem Jango e nem sua assessoria haviam retornado o contato.

 

Jesus Chedid se afasta da presidência do Consana

No início deste mês, mais precisamente no dia 6, o prefeito Jesus Chedid (DEM) pediu afastamento temporário da presidência do Consana (Consórcio de Saneamento Nossa Água) para poder concorrer à reeleição nas eleições deste ano. O afastamento é obrigatório em virtude do período eleitoral.

 

População de Tuiuti está revoltada com o prefeito Nande

Se não bastasse a preocupação com a crise da pandemia do novo coronavírus, os moradores da cidade de Tuiuti também estão passando por um transtorno, ou seja, a falta do abastecimento de água que, segundo os moradores, é frequente, principalmente no centro da cidade. A população tuiutiense está revoltada com o prefeito Nande que nesta semana comunicou que no período da noite as bombas dos dois poços artesianos que abastecem água no município serão desligadas e, com isso, a cidade passa a ter “água um dia sim um dia não”.

Diante da situação, Nande postou no Facebook um desabafo: “Entendemos que esse problema não é de hoje, mas agora se agravou ainda mais. Estamos aguardando a emissão da posse de um terreno em desapropriação para perfuração de um novo poço artesiano. Até que esse poço seja realizado precisamos da compreensão e economia de água por parte da população”, concluiu o prefeito.

Neste momento, com a crise do coronavírus a falta de água é um verdadeiro  perigo, já que um dos principais cuidados é a higienização. Alô, prefeito Nande, dá um jeito aí!

 

Duas secretárias são exoneradas e recontratadas

A Prefeitura de Bragança Paulista, seguindo a legislação eleitoral, que exige que pessoas que ocupam cargos de agentes políticos, como, por exemplo, secretários, e desejam participar das eleições municipais que acontecem no final deste ano, são obrigadas a se desligar das atividades no prazo de seis meses antes das eleições, por isso a Administração exonerou no início deste mês duas secretárias, que pretendem disputar o pleito eleitoral: Vanessa Nogueira, secretária de Cultura e Turismo, e Gislene Bueno, secretária de Agronegócios.

A Coluna Direto da Redação entrou em contato com elas, as quais afirmaram que são, sim, pré-candidatas a vereadoras. Gi Borboleta vai concorrer pelo PSDB e Vanessa está filiada ao Democratas (DEM).

No entanto, nesta semana, a Prefeitura publicou na edição da última quarta-feira, 15, na Imprensa Oficial Eletrônica, duas portarias recontratando as duas ex-secretárias, agora para ocuparem os cargos de assessoras de Gabinete, Nível IV.

 

Agronegócios e Cultura têm novos secretários

 

A edição da última quarta-feira, 15, da Imprensa Oficial Eletrônica trouxe duas portarias designando dois servidores públicos para responder pelas Secretarias de Cultura e Turismo e Desenvolvimento dos Agronegócios, no período de afastamento das titulares das pastas Gi Borboleta e Vanessa Nogueira.

Desde 8 de abril, a responsável pela  Secretaria de Cultura e Turismo é Ana Lúcia Pereira e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios está sendo comandada por Rafael Crispim. Boa sorte aos dois novos secretários.

 

Vereadores de Bragança trocam de partido e composição na Câmara tem mudanças

Com o encerramento do prazo para mudança de partido (janela partidária) sem correr o risco de infidelidade partidária, alguns vereadores de Bragança Paulista mudaram de legendas no início deste mês. No total, foram sete os que trocaram de partido para disputar as Eleições 2020.

João Carlos Carvalho, que afirma ser pré-candidato a prefeito trocou o PSDB pelo Podemos. O Patriotas ganhou dois vereadores, Sidiney Guedes e Dr. Cláudio Duarte, que deixaram o PMN. Já Fabiana Alessandri e Antônio Bugalu trocaram o PSD pelo MDB. O Democratas (DEM) ganhou o reforço de Mário B. Silva, que deixou o Solidariedade. E, por último, Basílio Zecchini, que também diz ser pré-candidato a prefeito, mudou-se do PSB para o PSD. Com essas mudanças, a composição na Câmara Municipal ficou assim:

O Democratas, do prefeito Jesus Chedid e do vice Amauri Sodré, com a chegada do vereador Mário B. Silva, se consolida como o partido com mais representantes na Câmara, agora totalizando seis: Gabriel, Cláudio Moreno, Tião do Fórum, Rita Leme, Beth Chedid e Mário B Silva.

Cinco partidos terão agora dois representantes cada. O PV conta com Marcus Valle e Quique Brown; o PSC não teve mudança e continua com Ditinho do Asilo e Natanael Ananias; o Podemos agora terá João Carlos Carvalho e Moufid Doher; o Patriotas será representado pelo Dr. Cláudio Duarte e Sidiney Guedes. E três partidos terão apenas um vereador cada. Paulo Mário continua no PR; Marcolino se afirma ainda mais como líder do PSDB na Câmara e Basílio Zecchini agora será o representante do PSD no legislativo bragantino.

 

Márcio Nakashima solicita recursos a Bragança Paulista

O deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) encaminhou ofício ao secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, solicitando urgentemente a liberação de recursos extraordinários em prol do município de Bragança Paulista destinada à habilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (adulto e pediátrico) na Santa Casa que serão utilizados no atendimento exclusivo dos pacientes infectados com o novo coronavírus.

Diante da pandemia, é interessante notar que mais um deputado estadual está trabalhando por Bragança, que é sede administrativa de região e receberá ainda pacientes dos municípios vizinhos.

 

MDB se prepara para as eleições municipais

Agora é oficial, como já mencionado anteriormente, os vereadores Antônio Bugalu e Fabiana Alessandri mudaram de partido. Os dois deixaram o PSD e filiaram-se no MDB, partido que  apoia a Administração Municipal e ao qual pertence o Grupo Chedid. Tanto Fabiana como Bugalu já declararam que são pré-candidatos à reeleição para a vereança.

Camila Marino da Saúde, que foi candidata na última eleição municipal em 2016 pela coligação PSB/PV e ficou suplente de vereador com 511 votos, assinou filiação ao MBD. Camila também disputou as eleições de 2018 pelo PSB ao cargo de deputada e obteve 2.662 votos no total e 1.571 só no município de Bragança Paulista. Ela é pré-candidata a vereadora. Boa sorte a todos!

 

VERGONHA DA SEMANA VAI PARA JAIR BOLSONARO

Mais uma vez, é vergonhosa a postura de Jair Messias Bolsonaro, que em plena aceleração do pico da curva de contágio do novo coronavírus no Brasil, demite o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que, junto a sua equipe, que também será trocada, vinha fazendo um trabalho sério e transparente no Ministério, achatando a curva da pandemia, fazendo com que governadores, prefeitos e demais gestores da saúde ganhassem tempo e conseguissem se preparar para enfrentar o pico da doença disponibilizando a maior quantidade de leitos hospitalares e profissionais da saúde possíveis para enfrentar o período assombroso que nos aguarda. E se não bastasse tudo isso, debochadamente continua insistindo na abertura de escolas e comércio. “Os humildes” podem morrer, mas não podem parar de trabalhar, não é, “presidente”?

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image