Confira os fatos da última semana que ganharam destaque na Coluna Direto da Redação:
Plano Diretor

Nessa semana, o prefeito Jesus Chedid solicitou à Câmara a prorrogação por 15 dias do prazo de tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 21/2019, que trata da revisão do Plano Diretor do município.
Segundo Chedid, o motivo do pedido são as inúmeras propostas de alteração no projeto, debatido em audiências públicas, o que requer estudo por parte dos setores técnicos do Poder Executivo, com participação do corpo docente e discente da Universidade São Francisco (USF). Como essas propostas poderiam alterar toda a estrutura do Plano Diretor, segundo o Executivo, elas devem ser detalhadamente estudadas e consideradas antes de serem ou não adotadas.
O problema desse adiamento é que, agora, o projeto pode ser votado até o dia 3 de dezembro, e com isso, o município ficará congelado até o fim do ano, sem que empreendimentos sejam liberados pela Prefeitura. Vale ressaltar que em breve, os vereadores entrarão em recesso, então, se esses 15 dias não forem suficientes, o Plano Diretor ficará para o ano que vem, quando a expectativa era que, em meados de julho deste ano, já estivesse aprovado e sancionado por Jesus Chedid.
Estamos de olho e aguardamos que os responsáveis pelo projeto agilizem o processo a fim de solucionar essa questão de extrema relevância para o desenvolvimento do município.
Vice-presidente do PSD de Bragança

Bruno Sucesso tirou uma foto ao lado do presidente do PSB (Partido Socialista Brasileiro), Gustavo Sartori, durante um evento realizado no dia 20 de outubro, na Zona Norte da cidade, em comemoração ao dia das crianças. Isso pode, Arnaldo? Claro que pode, é política. Só que alguém não vai gostar nada de ver esta foto publicada. Adivinhe quem?
PSL NÃO EXISTE MAIS EM BRAGANÇA
No dia 21 de outubro, foi publicado, no site do Tribunal Superior Eleitoral, que o PSL (Partido Socialista Liberal) está inativo no município de Bragança Paulista por determinação do próprio partido.
Nessa semana, o Estadão trouxe uma matéria dizendo que foram destituídos 120 diretórios do partido em São Paulo, por alinhamento com o Major Olímpio.
Pelo jeito, os assuntos referentes à política bragantina serão todos decididos pela capital paulista.
NATAL LUZ 2019

Começam os preparativos para o Natal Luz 2019 em Bragança Paulista. O clima natalino começou a surgir na cidade. Nessa semana, a Praça 9 de Julho recebeu alguns enfeites para as festividades do fim de ano. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, neste ano, a programação natalina contará com diversas atrações incríveis que irão iluminar e animar o município.
A programação completa do Natal Luz 2019 será disponibilizada em breve nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura e da Secretaria de Cultura e Turismo. Aguardemos as novidades.
Miguel Lopes e seu grupo político
Pediram, no início dessa semana, a desfiliação do PSD (Partido Social Democrático). Depois que o partido foi parar nas mãos do vereador Basílio, aqui em Bragança, o ex-vereador Miguel Lopes ficou sem espaço e, por esse e outros motivos, ele e seus apoiadores pediram a desfi-liação. Miguel ainda não divulgou qual será o seu novo destino.
Moufid e João Carlos juntos
Isso mesmo. Os dois vereadores praticamente acertaram, nessa semana, uma dobradinha para concorrer às eleições no ano que vem, pelo Partido Podemos. De acordo com informações, João e Moufid estão trabalhando nos bastidores para montar uma chapa forte de vereadores. Com essa informação, está descartada, por enquanto, a candidatura a prefeito de João Carlos Carvalho.
DÁ-LHE, MASSA BRUTA!
Muito perto de conquistar matematicamente o acesso à elite do futebol brasileiro em 2020, o time do Red Bull Bragantino, líder isolado da Série B do Brasileirão, entra em campo, na noite da próxima terça-feira, 5, para enfrentar o Guarani, de Campinas, no Nabizão, em Bragança, às 21h30.
Uma vitória, nessa partida, pode decretar de vez o tão sonhado retorno ao Brasileirão da Série A, depois de 21 anos de espera.
TRABALHO INFORMAL BATENDO RECORDE
Trabalhos sem vínculos com carteira assinada voltam a bater novo recorde no país, diz o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o instituto, 11,8 milhões de pessoas estão sem carteira assinada no setor privado, um crescimento de 2,9% comparado com o mesmo período de 2018. A alta foi de 3,4% (384 mil) entre os trabalhadores sem carteira assinada, e 4,3% (1 milhão) entre os que estão trabalhando por conta própria. Outro dado importante do IBGE é que 12,5 milhões de pessoas ainda estão desempregadas no Brasil.
Aqui o leitor tem vez

Nessa semana, recebemos, do morador da Vila Aparecida, Márcio do Amaral Silva, mais conhecido por “Pacheco”, uma reclamação do abandono de um calçadão localizado entre as Ruas Cásper Líbero e Castro Alves, conhecida como “Rua Projetada”.
De acordo com os moradores, esse local está tomado por mato e lixo, o que atrai animais como ratos e escorpiões, entre outros. O leitor também disse à reportagem que é necessária a troca de lâmpadas dos postes, reforma da escada e a colocação de um corrimão.
Pacheco sugere que a Prefeitura coloque uma placa informando que ali não é rua, pois carros e motos, no período da noite, entram por engano nessa viela, colocando em risco a segurança das crianças, jovens, mulheres e idosos que transitam por esse caminho.
Na última terça-feira, 29, foi protocolado, junto à Prefeitura, um pedido de limpeza desse calçadão, em nome de Márcio do Amaral Silva.
Está registrado, Pacheco!
Se você tem alguma sugestão, crítica, elogio ou quer fazer algum comentário de assuntos relacionados à cidade, escreva para o e-mail: jornal@jornalemdia.com.br ou mande mensagem para o WhatsApp: 9. 4934-0020. Todas as mensagens de leitores que chegarem até a redação serão devidamente lidas e analisadas.
COMISSIONADOS DE GUARULHOS...
Estão invadindo Bragança Paulista. Isso mesmo. Essa é a informação que tivemos nessa semana, de que o prefeito de Guarulhos, Guti, que é do PSB, mesmo partido de Gustavo Sartori, está deslocando para Bragança um batalhão de comissionados de Guarulhos.
O objetivo do prefeito Guti é reforçar a equipe de Gustavo para as eleições majoritárias do ano que vem e é claro que já pensando nas eleições de 2022, na qual pretende ser deputado e ter o apoio de Sartori, aqui no município de Bragança e na região.
De acordo com as informações levantadas pela coluna, Guti quer um pessoal forte trabalhando nos bastidores em Bragança, e alguns profissionais de marketing e de coordenação já estariam trabalhando com Gustavo. Por outro lado, alguns apoiadores e até mesmo filiados já estariam enciumados com essa notícia.
REUNIÃO DO PSOL
O PSOL realiza, amanhã, uma reunião aberta para debater as eleições municipais 2020 em Bragança Paulista e os desafios às resistências.
A redação conversou com o professor Rodrigo Mendes, um dos organizadores do evento, e ele disse que o PSOL já está se organizando para compor a próxima gestão, na qual o direcionamento ideológico permanecerá, e, segundo ele, essa é uma causa rara entre os atuais partidos políticos do país. De acordo com o professor Rodrigo, a reunião realizada por eles é simples e sempre conta com a presença da comunidade, que, em boa parte, é apoiadora do partido.
Antes do início dos debates, é realizado um café comunitário. O professor Rodrigo disse que, na reunião de amanhã, uma das pautas a serem debatidas deve ser a análise da “Conjuntura da América do Sul”.
A reunião está agendada para começar às 17h, na Comunidade Sorriso, localizada na Praça Belo Horizonte, 81, no Cruzeiro.
VERGONHA DA SEMANA

Vai para Eduardo Bolsonaro, deputado federal por São Paulo e filho do presidente da república, Jair Bolsonaro, que teve a infelicidade de levantar a possibilidade de um “novo AI-5” (ato institucional decretado pela ditadura militar em 1968, dando ao governo mais poderes autoritários).
Essa declaração do filho do presidente foi muito contestada, principalmente pelos partidos de esquerda do país. Que vergonha, deputado!
Confira todos os destaques da coluna Direto da Redação na edição impressa do Jornal Em Dia, disponível nas bancas da cidade.
0 Comentários