Embora o Censo Demográfico tenha começado no início de agosto, ainda existem muitas dúvidas quanto aos questionários propostos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo dessa ampla pesquisa é produzir informações para investimento em políticas públicas, criar referência para decisões do setor privado e estudos e pesquisas científicas acerca do Brasil.
O trabalho é fundamental para contabilizar os habitantes do país, identificar suas características e revelar como as pessoas vivem em diversos aspectos: educação, saúde, moradia, trabalho, condições de vida, religião, mobilidade e etc.
O Censo estava programado para 2020, mas foi adiado devido a pandemia gerada pela Covid-19; em 2021 a pesquisa também não foi realizada, segundo o governo federal, por falta de orçamento.
1. Identidade dos recenseadores
Para conferir a identidade dos recenseadores é bastante simples. Primeiro, confira o uniforme: boné (1), colete (2), crachá (3), bolsa (4) e aparelho celular do IBGE. Para consultar o site, basta acessar: http://respondendo.ibge.gov.br/, digitar o número da matrícula, disponível no crachá do agente, ou ainda o RG ou CPF. Também é possível ligar na Central de Atendimento do IBGE: 0800 721 8181 e informar o número de matrícula, o RG ou o CPF do recenseador.

Foto: IBGE
.png)
Foto: IBGE
2. Questionário básico
Existem dois tipos de questionário: o de 26 quesitos (básico), que leva aproximadamente 5 minutos para ser respondido e outro com 77 perguntas (ampliado), que leva cerca de 16 minutos. No último, que é aplicado a 10% da população, a seleção da amostra é aleatória, gerada pelo Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador. Vale destacar que o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações.
3. Entrevista
Caso haja necessidade de consultar CPF, número do RG e etc, o próprio morador deve ditar a informação para o recenseador, sem necessidade de entregar o documento ao agente. O IBGE nunca solicitará números de contas bancárias ou senhas.
Além disso, as entrevistas devem ocorrer, de preferência, de maneira presencial. Caso no momento da visita o morador não esteja presente, o agente poderá ir em outro horário ou buscar outras alternativas, como telefone ou pela internet.
4. O Trabalho
O recenseador é um servidor público credenciado e autorizado a trabalhar fora do horário comercial. Sua atuação se estende, inclusive, aos finais de semana e feriados, em busca de recolher informações sobre as famílias que só estão disponíveis fora dos dias e horários habituais.
5. Sigilo
Nenhuma resposta coletada será divulgada individualmente, compartilhadas com instituições governamentais, empresas, pessoas e etc, bem como não podem ser usadas para fins comerciais ou processo de qualquer natureza. Apenas os profissionais do IBGE que atuam na pesquisa têm acesso ao material.
0 Comentários