A Folia de Momo tem adeptos de todas as idades, em todos os eventos carnavalescos é comum a presença de crianças e adolescentes. Mas os menores de idade merecem atenção especial dos pais ou responsáveis. Pensando nisso, a Prefeitura e o Conselho Tutelar se reuniram e deram algumas orientações.
“A Administração orienta os pais e/ou responsáveis que redobrem a atenção com os seus filhos, procurem saber onde estão e em companhia de quem saíram, se chegam em casa com aspecto alterado estranho, que possa ter o utilizado qualquer tipo de substância que cause dependência”, aconselhou a Prefeitura.
O Conselho Tutelar ressaltou que a liderança sobre os filhos precisa partir dos pais ou responsáveis, os quais, muitas vezes, não são encontrados ou não atendem o telefone em caso de alguma ocorrência com os filhos.
Os órgãos orientaram, ainda, que o artigo 243 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece como crime: “Vender, fornecer, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou adolescente, bebida alcoólica, ou sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica. Pena: Detenção de dois a quatro anos e multa se o fato não constitui crime mais grave”.
Outro alerta foi com relação às roupas e fantasias. O ideal é optar por tecidos leves, arejados e confortáveis, adereços pequenos e evitar objetos pontiagudos, como espadas.
Quanto à maquiagem, é importante usar aquelas recomendadas para crianças a fim de evitar alergias. Para pintura de rosto, o ideal é o uso de tintas a base de água. Evitar o sol forte é outra dica, lembrando que protetores comuns só devem ser usados a partir de 12 anos.
Boné ou chapéu é um item indispensável. As crianças devem ingerir muita água fresca, suco natural, frutas e água de coco. Se o seu bebê tiver menos de seis meses, a orientação é não levar para festa.
Crianças não devem ficar próximo do trio elétrico e os pais ou responsáveis devem colocar pulseiras de identificação em seus filhos, constando nomes (dos menores e dos pais) e telefone de contato. Além disso, é importante explicar para as crianças a utilidade da pulseira.
Vale lembrar, ainda que, baseado no Decreto 2.636, de 16 de janeiro de 2018, que dispõe sobre a realização dos eventos do Carnaval, nos locais especificados (desfile de blocos, baile da melhor idade, desfiles carnavalescos , apuração do Carnaval), é proibida a utilização de fogos de artifício e de outros artefatos que coloquem em risco a integridade física ou ameacem criar situação de risco de pânico, como latas de tinta spray, latas de espuma e similares.
0 Comentários