Foto: Divulgação
news-details
Geral

Confira orientações do Procon para evitar golpes e fraudes ao assinar contratos e fazer compras online

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Bragança Paulista divulgou algumas orientações para evitar que o cidadão caia em golpes, fraudes e fique no prejuízo, especialmente ao assinar contratos realizar compras online.

De acordo com a instituição, nos últimos meses, diversas pessoas relataram ao Procon que, ao realizarem a contratação de empréstimos pela internet, após o envio das documentações necessárias, as financeiras cobram valores referentes a concretização do contrato, cujo valor deve ser depositado em contas de pessoas físicas. Nesse sentido, a fundação informa que, em casos de empréstimos, não há cobrança de taxas, ou seja, trata-se de golpe. A orientação é dirigir-se à delegacia e realizar boletim de ocorrência, pois nesses casos, o Procon não tem respostas das empresas, o que ocasiona prejuízo para o consumidor. Por isso, antes de realizar um empréstimo, o ideal é que a pessoa se informe sobre a empresa contratada.

As compras efetuadas pela internet também costumam ser motivo de reclamação por parte dos consumidores, que não recebem os produtos e não têm reembolso, pois os pedidos são feitos em sites desconhecidos que saem do ar após pagamento. Por isso, o Procon aconselha que as pessoas consultem o CNPJ do fornecedor no site da Receita Federal, além de observar se existe o ícone do cadeado no endereço eletrônico da página de compra, que simboliza a camada de segurança e criptografia de dados do site. Na página da Fundação Procon (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php), há uma lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.

Outra queixa frequente é o desconto em aposentadorias realizadas por associações ou sindicatos. Os aposentados que se sentem lesados com descontos de algum valor em suas aposentadorias podem procurar a unidade do Procon munidos de documentos pessoais, comprovante de endereço e os três últimos extratos que demonstrem os descontos (cópia e original). O Procon notificará a empresa responsável, pedindo o cancelamento do desconto e solicitando o reembolso. O aposentado também deve pedir a exclusão do desconto em sua aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Procon de Bragança Paulista está localizado na Central Agiliza (foto), no Paço Municipal, que fica na Av. Antônio Pires Pimentel, 2015, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: procon@braganca.sp.gov.br ou pelos telefones: (11) 4034-7049 e (11) 4034-7084.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image