Foto: Divulgação
news-details
Geral

Confira cuidados essenciais com os pets durante as festas de fim de ano

As festas de Natal e Ano Novo estão entre as celebrações mais aguardadas por pessoas de todo o mundo, no entanto, essa época também pode trazer riscos para os animais de estimação. O barulho de fogos de artifício, o consumo de alimentos inadequados, os perigos das decorações natalinas e o estresse causado pela movimentação típica desse período são alguns dos desafios que os tutores podem enfrentar.

ALIMENTAÇÃO: O QUE EVITAR

Por mais que pareça um gesto carinhoso, compartilhar alimentos das ceias de Natal e Ano-Novo com os pets é arriscado. Muitos alimentos comuns às festas são tóxicos para cães e gatos, incluindo: cebola, alho e uva; álcool, chocolate e nozes; frutas secas, peru temperado e doces.

Além do risco de intoxicação, pequenas porções podem ultrapassar as necessidades energéticas diárias dos pets, contribuindo para a obesidade e problemas gastrintestinais, como vômitos e diarreia.

FOGOS DE ARTIFÍCIO: PROTEJA OS OUVIDOS SENSÍVEIS

O barulho dos fogos de artifício pode ser extremamente incômodo para os animais devido à sua audição apurada. Isso pode desencadear tremores, vocalização excessiva e tentativas de fuga. Para proteger os pets: não os deixe sozinhos durante a queima de fogos; acomode-os em um local seguro e familiar, com som ambiente (TV ou rádio) para mascarar os ruídos; isole a iluminação intensa para diminuir o estresse.

MOVIMENTAÇÃO E CONFORTO

Com a chegada e saída de visitantes, os animais podem ficar ansiosos ou tentar fugir. Para evitar situações de risco: reserve um espaço tranquilo e conhecido para o pet, com sua caminha, tigelas de água e comida; certifique-se de que o local seja seguro e acolhedor.

VIAGENS: PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL

Caso viaje com o pet:

Cães: Prefira hospedá-los em hotéis especializados após verificar as condições do local. Se forem no carro, faça um passeio antes para que ele possa fazer suas necessidades e garanta que esteja em uma caixa de transporte ou com cinto de segurança adequado.

Gatos: Por serem mais territorialistas, é recomendável que permaneçam em casa. Peça para um amigo ou familiar de confiança cuidar do animal enquanto estiver fora.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image