No último domingo, ocorreu em todo o país a eleição para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares. Em Bragança Paulista, a votação, que ocorreu na Escola Municipal Professor Orlando Pinto de Oliveira, na Avenida Euzébio Savaio, 96, Vila Santa Libânia, teve início às 8h e encerrou-se às 18h. Pela primeira vez, a eleição foi realizada com o auxílio de urnas eletrônicas emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Segundo dados divulgados, cerca de 2 mil eleitores compareceram às urnas. Os candidatos eleitos para um mandato de 4 anos foram:
- Mário Lucas Fernandes, com 532 votos.
- Netânia Geiele Carvalho Lisa, que obteve 477 votos.
- Leda Márcia Magalhães Alberti, com 239 votos.
- Verônica Cristina Oliveira Godoy, que conseguiu 223 votos.
- Vanessa Gonçalves Alvarenga, com 216 votos.
Os primeiros conselheiros suplentes serão Poliana Guazelli, com 180 votos, e Geisane Reis de Oliveira, que obteve 26 votos.
Ainda foram contabilizados 6 votos em branco e 20 votos nulos. Ao todo, 1.921 eleitores participaram do pleito eleitoral deste ano. Os cinco novos conselheiros tutelares assumirão o cargo a partir do dia 10 de janeiro de 2024 e exercerão suas funções até 9 de janeiro de 2028.
Vale ressaltar que os Conselheiros Tutelares desempenham um papel vital na sociedade, garantindo que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e protegidos. Eles representam a voz das crianças e adolescentes em situações críticas e desafiantes.
Lembrando que o processo de escolha é conduzido por uma comissão eleitoral, sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com fiscalização do Ministério Público (MP), conforme estabelecido em Lei Federal. Isso garante a lisura e a transparência do processo de escolha, assegurando que a vontade da comunidade seja respeitada.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários