Comissão Socioeconômica da Câmara quer incentivar o turismo

A Comissão Socioeconômica da Câmara Municipal de Bragança Paulista quer incentivar o turismo na cidade, em especial o rural. Para isso, na segunda-feira, 26, reuniu os secretários municipais de Cultura (Noieraldo de Souza Camilo), Desenvolvimento Econômico (Hilmar de Moraes), Agronegócios (Marcelo Perrone Ribeiro) e o diretor técnico do escritório de Desenvolvimento Rural (Jorge Bellix de Campos) para debater o assunto.

O objetivo, de acordo com a presidente da comissão, vereadora Fabiana Alessandri, é colher as informações e propor um conjunto de medidas que possam incentivar e criar condições para tornar o turismo um meio gerador de empregos e de desenvolvimento econômico para o município. “A ideia é primeiro conhecer o que já está sendo feito, para então analisar e dar o direcionamento correto, tendo como meta a criação de políticas públicas viáveis em favor ao turismo”.

Considerando importante a reunião, o vereador Marco Antônio Marcolino lembrou que vários fatores têm contribuído, ao longo do tempo, para o êxodo rural. “O que tem provocado uma diminuição da produção agrícola. Portanto, medidas que incentivem o pequeno e médio produtor rural são sempre válidas”, acentuou.

Para Rita Valle, a reunião provocou e estimulou uma integração das secretarias municipais. “Um ponto de partida imprescindível para a revitalização e rediscussão da vocação de Bragança, que apresenta forte tendência ao turismo rural e ecológico”, ponderou a vereadora ao salientar que percebeu que, tecnicamente, as secretarias estão empenhadas em alcançar um objetivo comum, que é o desenvolvimento do município. “Agora, cabe a nós auxiliar e cobrar as ações”, disse Rita.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O secretário de Desenvolvimento Econômico informou que por determinação do prefeito Fernão Dias da Silva Leme, foi formado um grupo gestor de desenvolvimento local, com representantes das secretarias. A finalidade é estimular as pequenas e médias empresas, estando nelas inserida a atividade rural.

 

AGRONEGÓCIOS

Na mesma linha, Marcelo Perrone relatou que, com a intenção de prestar serviço ao turismo, o município está mapeando as unidades de produção e que já fez parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Sindicato Rural e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) a fim de disponibilizar um programa de turismo rural para produtores que queiram se adequar.

Entre as atividades, ainda citou o resgate do Espaço Rural, adiantou que a Prefeitura fará um chamamento público para adquirir produtos locais para a merenda escolar e que o trabalho também será desenvolvido com os produtores de leite e suinocultores para regularização da atividade, com apoio para buscar a certificação de origem. Jorge Bellix complementou a informação dizendo que a Cati pode colaborar com recurso para instalação de usina de leite, por meio do programa Microbacias 2. 

 

CULTURA E TURISMO

Ao enumerar algumas atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, Noy Camilo ressaltou que a cidade está buscando a sua identidade. Esclareceu que a secretaria pretende destinar verba para preparar profissionais para fazer a recepção dos turistas nos portais de entrada da cidade, bem como adequar a sinalização turística. Falou da necessidade de estimular a produção do artesanato local, com cursos de capacitação, bem como padronização das barracas da “feirinha” do Lago e Praça Central. Ele anunciou que, por meio da Agência Unicidades, está sendo desenvolvido o projeto “Caminhada dos Bandeirantes – Rota Fernão Dias” e que busca medidas para incentivar o turismo religioso e paisagístico.

Sobre o Carnaval, o secretário disse que a intenção é buscar parceiros para diminuir os custos do evento ao poder público. Defendeu a festa como forma de fomentar o turismo, mas acredita que possa ser feito de maneira diferente. De acordo com Noy Camilo, a intenção é incentivar o Carnaval de rua e a promoção de shows no final do desfile. “O objetivo é atrair o turista e estimular a hotelaria”.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image