Comissão Provisória do PROS em Bragança ainda está inalterada

Pouco antes do primeiro turno das eleições deste ano, o presidente estadual do PROS (Partido Republicano da Ordem Social), o deputado federal Salvador Zimbaldi Filho, esteve em Bragança Paulista anunciando uma mudança na composição da Comissão Provisória. Passado um mês do anúncio, a comissão ainda está oficialmente inalterada.

A polêmica alteração dos membros foi anunciada no dia 26 de setembro. Naquela semana, mais precisamente nos dias 22 e 23, vereadores filiados ao partido em Bragança Paulista foram notificados de que se votassem a favor dos projetos sobre a nova Planta Genérica de Valores e o novo Código Tributário seriam expulsos da sigla, o que poderia ocasionar a perda de seus mandatos.

O prefeito Fernão Dias da Silva Leme, a fim de poupar os vereadores, retirou os projetos, que já haviam recebido aprovação em primeiro turno. Os vereadores filiados ao PROS, na sessão de 23 de setembro, registraram sua indignação com a imposição do partido.

Já no dia 26, houve a visita do deputado federal Salvador Zimbaldi Filho à cidade. Em plena campanha, ele inaugurou um comitê na Rua São Pedro e aproveitou a ocasião para anunciar que o PROS bragantino tinha nova composição. Os cargos seriam preenchidos por pessoas ligadas ao Grupo Chedid e também pelos vereadores da sigla. Porém, em contato com os legisladores, o Jornal Em Dia noticiou, na edição que circulou no dia 28 de setembro, que eles não foram comunicados ou convidados a integrar a nova Comissão Provisória, tampouco estavam cientes da visita do presidente estadual da sigla ao município.

Também na mesma edição, o jornal enfatizou que até aquele momento o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por meio do qual é possível consultar a composição dos partidos nas esferas municipal, estadual ou nacional, ainda trazia os nomes da Provisória que se anunciou a destituição.

O primeiro turno das Eleições 2014 foi realizado. O presidente estadual do PROS, que tentava a reeleição pelo partido, não logrou êxito. Ele obteve 65.641 votos e apenas 331 votos em Bragança Paulista.

O assunto acabou esfriando, não se falou mais nos meios de imprensa sobre ele e nem os próprios vereadores registraram comentários sobre isso. Mas, consultando o site do TSE, é possível constatar que o PROS ainda permanece com a Comissão Provisória formada no ano passado, ou seja, oficialmente, a Provisória não foi alterada.

O Jornal Em Dia entrou em contato, na manhã de sexta-feira, 24, com o chefe do Cartório Eleitoral de Bragança, Marcos Mori, que explicou o trâmite para a troca de membros dos partidos.

De acordo com ele, a decisão de promover essa alteração cabe à Executiva estadual dos partidos. “Só a direção estadual tem esse poder. Quando ela toma essa atitude, deve comunicar o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), no caso, o de São Paulo, que fica, então, responsável por fazer a atualização dos dados e também a comunicação ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ao Cartório Eleitoral”, explicou Marcos.

A atualização dos dados, portanto, não é automática e depende da comunicação da Executiva estadual ao TRE para ocorrer efetivamente. Além disso, Marcos declarou que as informações do site do TSE são as que oficialmente têm validade.

Diante dessas informações, a reportagem contatou o presidente da Comissão Provisória estadual do PROS, o deputado Salvador Zimbaldi Filho. Ele admitiu que ainda não foi feita a comunicação da mudança ao TRE. “Estávamos durante um processo eleitoral, por isso, não foi feita a modificação ainda. Nossa intenção, após as eleições deste domingo, é rediscutir a formação do PROS em todo o estado, especialmente em 30 ou 35 cidades onde os resultados obtidos não foram os esperados e Bragança é uma delas”, declarou por telefone.

Zimbaldi disse, ainda, que até a próxima quarta-feira, 29, o partido estará focado em auxiliar os candidatos na prestação de contas, já que nem todos conseguem fazê-la sozinhos. Depois, a intenção é promover reuniões em todo o estado a fim de decidir o rumo da sigla a partir de então.

O Jornal Em Dia questionou Zimbaldi se os novos membros anunciados em 26 de setembro correm o risco de não serem oficializados na nova Provisória. O presidente estadual do PROS afirmou que seu comprometimento será mantido, mas que estuda a possibilidade de incluir novos membros além dos que já foram anunciados.

Oficialmente, no site do TSE, ainda constam como presidente e vice-presidente do PROS bragantino, respectivamente, João Valle da Silva Leme e Francisco Chen de Araújo Braga. Ambos aparecem como ativos nessas funções.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image