A Comissão de Igualdade Racial e Verdade sobre a Escravização Negra estreia, nesta quarta-feira, 23 de julho, o Igualdade Podcast.
A estreia acontece em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. A transmissão será ao vivo, a partir das 19h, pelo Instagram da Comissão: @covenb.cir.bp (https://www.instagram.com/covenb.cir.bp).
A entrevista será conduzida por Aline Gomes, idealizadora do projeto, que conversará com Francislaine Calazans, ambas membros da Comissão da Igualdade Racial.
A iniciativa para a criação do Igualdade Podcast nasceu do propósito de dar voz às trajetórias, lutas e vivências de personalidades negras da região Bragantina.
Nesta primeira temporada, os episódios trarão entrevistas com mulheres e homens que, em suas diferentes áreas de atuação, constroem diariamente a história local e contribuem para o fortalecimento da igualdade racial.
A Comissão entende ser fundamental registrar e valorizar essas falas contemporâneas, reconhecendo suas contribuições para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Aline Gomes é psicóloga, especialista em Gestão Pública Municipal e mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco – USF (CAPES 7). Tem formação em Psicologia e Relações Raciais pelo AMMA Psiquê. Possui como temática principal de pesquisa o racismo e seu impacto na saúde mental de pessoas negras. Ministrou a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica para cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Saúde e Educação. Atuou como psicóloga em Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas em situação de rua (Casa de Passagem), no Serviço de Abordagem Social, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e, atualmente, é coordenadora do CRAS.

Francislaine Calazans foi servidora pública da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista por 33 anos, atuando na área da Educação como pedagoga. É formada em Pedagogia pela Uniseb e em Processos Gerenciais pela USF. Possui pós-graduação em Gestão Escolar, Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Raciais pela Universidade Cândido Mendes/Instituto Prominas, Avaliação Educacional pelo Instituto Federal, Ensino da História da África pelo PET História da USP – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), e em Violência e Conflito na Cultura Escolar pelo Instituto Federal.
***
0 Comentários