Em Bragança Paulista, Agentes de Combate de Endemias (ACEs) estão realizando visitas de casa a casa para verificar ralos, caixas d’agua, prato dos vasos de plantas, vasilhames, baldes e demais locais que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Essa é uma das ações coordenadas pela Secretaria de Saúde para o combate à dengue, já que a melhor forma de combater o mosquito é impedir o seu nascimento, eliminando possíveis criadouros.
No ano de 2023, houve 235.962 visitas em casas, mas apenas 132.294 moradores receberam os agentes de endemias, ou seja, 44% das residências não permitiram a entrada dos profissionais. Além disso, foram realizadas 37 ações de arrastão de limpeza, com a retirada de 406 caminhões de materiais inservíveis nos bairros da cidade.
Os agentes desempenham um papel importante como educadores para a cidadania na saúde, pois conhecem intimamente a realidade das comunidades e, durante visitas às residências, estabelecimentos comerciais, depósitos dos mais variados tipos, conseguem orientar e melhorar as condições de saúde da população.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários