Por meio do projeto de grafitti “Paredes que falam”, Bragança Paulista foi contemplada pelo edital Arte Urbana SP 2022. A ação integra o Programa Juntos Pela Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Amigos da Arte.
Tendo como proposta grafitar os muros existentes na arena de eventos do Lago do Taboão com temas relacionados à música, esporte e meio ambiente, a iniciativa é idealizada pelos artistas João Roberto (Hbtiz), Jonathan Orlando (Hard), Guilherme Cardoso (Trash), Camilo Elesbão (Ibope), Davis Xavier (DavisXavierOne), Luís Paulo de Lima (Bodão) e Fernando Ponte (FSP).
Os desenhos inscritos nas paredes do espaço retratarão as ações realizadas no local durante o ano, além de promover interação com os frequentadores, aproximando a arte urbana do dia a dia de pessoas que até então não tinham contato direto com essa modalidade.
Além de embelezar o espaço público, a ação reforça o conceito de que graffiti é arte, fomentando a arte urbana e o apoio a artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário local, bem como criando oportunidades de geração de renda para profissionais do setor, etc.
O Arte Urbana SP (Chamada Pública 11/2022) é um programa de apoio à realização de murais, instalações e intervenções de arte urbana e composição de galerias a céu aberto, utilizando temas e técnicas gráficas da arte de rua, executado por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural local e regional. Consiste em um conjunto de ações regionalizadas de difusão cultural, com foco na expressão visual da cultura de rua, dialogando com as identidades locais e regionais dos municípios paulistas.
0 Comentários