Foto: Divulgação
news-details
Cultura

Com o tema “Oriente”, Festival Arte Serrinha celebra conexão cultural entre Brasil e Japão

A cantora Fernanda Takai se apresenta no show de abertura, no dia 8 de julho

Em sua 21ª edição, o Festival Arte Serrinha acontecerá de 8 a 30 de julho, na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista, com o tema “Oriente”. O evento promove o encontro entre arte e natureza, explorando a influência da cultura oriental no mundo contemporâneo e a conexão entre as culturas brasileira e japonesa.

Após um ano de interrupção devido à pandemia, as atividades da 21ª edição do Festival Arte Serrinha contarão com oficinas, debates, pocket shows e performances artísticas – todos dentro da temática proposta.

Para refletir esse conceito, o festival reunirá artistas japoneses e convidados brasileiros de origem nipônica, bem como aqueles que abordam a temática oriental em suas obras, para representar a relação entre as respectivas culturas.

“Fazer e promover iniciativas artísticas e educacionais que envolvem livre criação, pesquisa, experimentação, difusão de conteúdo e oferta de experiências que priorizam as relações humanas e a reflexão são os objetivos da Arte Serrinha”, afirma Fabio Delduque, criador e diretor do festival. “Desta vez, abordaremos a contribuição da cultura oriental para o mundo contemporâneo, além do encontro entre tradição e vanguarda que marca a conexão entre a cultura brasileira e japonesa”, acrescenta Fabio.

Dentre as atrações programadas, destaca-se a residência musical com curadoria do percussionista Marcos Suzano, que colaborou com diversos músicos japoneses em suas viagens ao Japão, e o show de abertura com a renomada cantora Fernanda Takai, no dia 8.

Durante o festival, o ateliê principal da Serrinha será transformado em estúdio de gravação, onde a Oki Dub Ainu Band, grupo formado por músicos do povo Ainu, do norte do Japão, irá tocar e compor juntamente com André Abujamra, Xênia França, Raquel Coutinho e Franci Óliver. Será uma semana de criação musical, com o resultado sendo registrado em um álbum produzido pelo idealizador do selo Brasil Discos, Béco Dranoff.

Outra atração de destaque será a oficina ministrada pelo fotógrafo e multiartista Gal Oppido, autor do cartaz do festival, em parceria com a artista visual Catarina Gushiken. Catarina trabalha com performances e caligrafias sensitivas, com referências ao tradicional shodô, porém com criações e suportes diversos, incluindo o corpo humano.

A Associação Nipo-Brasileira da Região Bragantina também colaborará com a curadoria, produção e divulgação do festival, com o intuito de ampliar o público. Serão oferecidas atividades para o público em geral, como oficinas de dança Butoh, poesia Haikai com a poeta e escritora Alice Ruiz, origamis, cerâmica, moda, entre outras.

Para conferir a programação completa da 21ª edição do Festival Arte Serrinha ou adquirir ingressos para as atividades pagas, acesse o site:  https://www.sympla.com.br/produtor/festivalarteserrinha.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image