Foto: Giulia Sampietri
news-details
Geral

Com grande mobilização, Acohab realiza reunião para cadastrar novos associados

No último domingo, 30 de junho, a Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (Acohab) realizou uma atividade que atraiu cerca de 2.500 pessoas, apesar do frio e da chuva. O evento, destinado à apresentação da entidade para o cadastramento de novos sócios, foi acompanhado de perto pela reportagem do Jornal Em Dia Bragança, que esteve presente no local.

Fila para participar do evento atravessava mais de sete quarteirões por volta das 10h da manhã. A primeira reunião foi adiantada para as 7h15 para dar conta de atender tanta gente

Em entrevista ao jornal, o diretor-presidente da Acohab, Bruno Leme, destacou a importância do evento e expressou satisfação com a presença significativa de público. “Mesmo com a presença de muitas famílias, tudo transcorreu como imaginávamos. A chuva passageira atrapalhou um pouquinho e nos causou certa preocupação, mas logo passou. Algumas pessoas chegaram após o horário e infelizmente não puderam participar. Também nos preocupou o fato de pessoas terem passado a noite na frente da Acohab para participar do evento, pois foi uma noite fria e não queríamos que elas passassem por isso, não foi a nossa orientação, mas o saldo do evento foi superpositivo”, afirmou.

Confira a entrevista completa:

Jornal Em Dia Bragança: Quais foram os principais pontos apresentados no encontro?

Bruno Leme: Nossa missão era fazer com que cada pessoa presente entendesse como funciona o trabalho da Acohab para depois poder se associar. Mostramos quais são os programas ha-bitacionais vigentes no país e toda a história da entidade. Explicamos que a participação do associado é que faz termos êxito em projetos habitacionais e que, para manter a entidade, é necessária a participação de todos.

Jornal Em Dia Bragança: Qual foi a principal mensagem da reunião?

Bruno Leme: A mensagem não apenas do presidente, mas de todo o corpo da associação, é de que temos que lutar por políticas públicas de habitação que possam garantir esse direito constitucional para cada família. As pessoas de baixa renda estão cada vez mais distantes de conquistar sua moradia através do mercado, e temos o dever de criar políticas que cheguem a essa faixa da população.

Jornal Em Dia Bragança: Como a associação vem lidando com alguns comentários nas redes sociais que afirmam que esses eventos são políticos, já que o presidente é pré-candidato a vereador nas eleições municipais deste ano?

Bruno Leme: Com total naturalidade. Quem compareceu na Acohab e participou da reunião pôde perceber que tratamos exclusivamente da questão habitacional. Os questionamentos talvez existam também porque o trabalho da Acohab tem tido visibilidade e isso pode incomodar alguns, mas não há ligação nenhuma entre a existência da reunião com fatores políticos. Temos o módulo 2 do empreendimento Elis Regina & Renato Russo para ser contratado no segundo semestre e temos que ter as famílias associadas para serem atendidas. O papel da associação é levar moradia digna para quem precisa, e a política eleitoral ficará para o momento adequado, que é após 16 de agosto. Até as convenções partidárias, ninguém é candidato ainda e entendemos ser legítimo que um representante dos movimentos de moradia possa pleitear uma cadeira na Câmara Municipal. Isso é a democracia, ter pluralidade.

Jornal Em Dia Bragança: Quais são os próximos passos? Existe uma previsão de quando acontecerá a próxima reunião ou evento da Acohab?

Bruno Leme: Agora, o próximo passo é acolher as famílias que decidirem se associar à entidade e iniciar o processo de mobilização social e criação do senso de comunidade para atender mais famílias com moradia digna. Lembrando que a Acohab tem a reunião mensal de associados que sempre ocorre no terceiro domingo de cada mês e pretendemos, muito em breve, formar a demanda do empreendimento Jesus Chedid com os associados que já participam desde 2018 da entidade.

Jornal Em Dia Bragança: Quais são os principais desafios que a Acohab enfrenta atualmente na luta por moradias populares?

Bruno Leme: A Acohab tem lutado não apenas por projetos, mas também para que seja criada uma política pública de habitação no município. Já apontamos que é fundamental a atualização do Plano Local de Habitação de Interesse Social e faz anos que entendemos ser necessária a criação de um banco de terras público para atender as famílias com moradia digna.

Jornal Em Dia Bragança: Há alguma parceria ou apoio previsto com outras organizações ou autoridades locais?

Bruno Leme: A Acohab sempre busca parcerias com todas as esferas de governo. Temos um bom relacionamento com o governo de São Paulo e, principalmente, com o governo federal. A Prefeitura de Bragança Paulista tem sido parceira de primeira hora, seja na doação de áreas para projetos habitacionais, seja na subvenção financeira para diminuição do financiamento para as famílias terem acesso à moradia. Além de tudo isso, por conta da expertise da entidade, temos conversado com outras prefeituras para implementar projetos em suas cidades.

Jornal Em Dia Bragança: Como a Acohab planeja lidar com a demanda crescente por moradias populares na cidade?

Bruno Leme: A demanda existe justamente por conta do descompasso de atendimento. Temos feito a nossa parte enquanto movimento social e, em quatro anos, entregamos 226 unidades, estamos construindo mais 560 e já estão selecionadas para construir mais 120. Entendemos ser necessário um esforço entre as esferas de governo para que mais projetos sejam imple-mentados para atendimento das famílias de menor renda. A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) tem esse papel também e deve criar projetos por meio de parcerias com a prefeitura, além, é claro, do Minha Casa, Minha Vida. Através de muito diálogo com a Secretaria Municipal de Habitação, pudemos ver que muita coisa começou a avançar e acredito que o próximo ano será de mais projetos habitacionais selecionados em nossa cidade.

Jornal Em Dia Bragança: Quais são as metas e objetivos da Acohab para os próximos anos? Já há novos empreendimentos programados?

Bruno Leme: A Acohab já tem mais dois projetos em desenvolvimento, que acreditamos ser possível apresentar para contratação nos próximos anos. Serão o Condomínio Elza Soares e o Condomínio Chico Buar-que, que atenderão mais 350 famílias. Em paralelo, estamos buscando junto ao poder público viabilizar mais empreendimentos. A moradia digna é a porta de entrada para uma sociedade melhor.

Presidente da Acohab, Bruno Leme, explicou para milhares de pessoas os objetivos e funcionamento da associação

***

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image