Foto: Arquivo pessoal
news-details
Cultura

Colunista do Jornal Em Dia tem texto premiado em festival literário espanhol

O escritor e autor da coluna Crônicas de um Sol Nascente, do Jornal Em Dia, Edweine Loureiro, recebeu mais um importante prêmio literário. Desta vez, um texto seu, em espanhol, obteve o primeiro lugar no Festival de Cine TerrorMolins, um dos maiores festivais de terror da Europa.

O festival, que já homenageou cineastas como Brian De Palma, ocorre na Espanha, mais precisamente na Catalunha – na cidade de Molins de Rei – há 38 edições. Desde 2007, paralelo ao festival de cinema, ocorre um concurso de Microcontos de Terror, em duas categorias: espanhol e catalão. Edweine participou, no idioma espanhol, de quatro edições do concurso, alcançando bons resultados em todos. “Em 2013, meu texto Gardel foi o segundo lugar. Em 2017, meu texto Aurora ficou entre os finalistas. Em 2018, meu texto La Madre obteve o segundo lugar. E, agora, em 2019, meu texto Fascinación obteve o primeiro lugar, entre 164 textos inscritos em espanhol – na outra categoria, catalã, foram 34 textos inscritos. É a primeira vez que um não-nativo da língua espanhola obtém o primeiro lugar concorrendo com nativos da Espanha, Argentina, México, entre outros países”, explica.

O escritor conta que conheceu o concurso em 2013, devido à familiaridade com o idioma. “Como são textos curtos e domino o Espanhol (minha família tem origem peruana), sempre busco na internet concursos nesse idioma. Foi assim que, em 2013, conheci esse concurso”.

Acumulando 370 premiações em concursos literários, entre Brasil, Portugal e Espanha, o autor, residente no Japão, afirma que sua última vitória foi uma grata surpresa. “Entre tantos escritores em castelhano, ganhar, confesso, foi uma agradável surpresa! Algo que jamais esquecerei. A inscrição, este ano, foi pela primeira vez por um formulário na internet, o que atraiu mais participantes de todo o mundo e fez esta conquista ainda mais especial”, comenta.

Confira o texto premiado de Edweine Loureiro no Festival de Cine TerrorMolins:

Millor Microrelat en llengua castellana: Fascinación, d’Edweine Loureiro da Silva (Saitama, Japó)

María se había enamorado tan desesperadamente de los ojos de su esposo que, en la noche de bodas, los guardó en un joyero.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image