“As pessoas de uma mesma profissão raramente se reúnem, mas, quando o fazem, a conversa sempre termina em alguma conspiração contra o público, ou em alguma decisão sobre o aumento dos preços”. – Adam Smith.
Decidi iniciar o artigo esta semana com as palavras do Sr. Smith, o pai da economia moderna, pois, em poucas palavras, ele explica o que é o monopólio comercial existente até os dias de hoje, e que mais recentemente tem causado revolta, indisciplina e muita confusão por meio dos protestos.
Ao adentrar ao tema inflação, veja qual é a sua definição: a inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega à zero, dizemos que houve uma estabilidade nos preços. Existem dois tipos de inflação: a inflação de demanda, que é quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível, e a inflação de custos, estando associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam.
Compreendido o significado de inflação, a primeira pergunta que nos ocorre é: e por que os preços sobem? Para responder a essa questão, precisamos antes conhecer o conceito de Lucro. O Lucro tem sua origem em uma conta de subtração:
Lucro = Receitas - Custos
Esse lucro, o que sobra das vendas depois que pagamos todos os custos (salários, aluguéis, matérias-primas etc.) é o que motiva o empresário a produzir, a razão de ser do seu negócio, a compensação pelo risco de perder o que ele empenhou de seu na empresa. Por isso, o lucro é chamado de “Remuneração do Empresário” de acordo com A. Mattos.
Um fato curioso é que a origem do termo lucro é latina: “Lucru”, que significa não só “proveito, ganho, fortuna, vantagem”, mas também “avareza, cobiça, viver à custa dos outros, logro”.
Mas, finalmente, por que existe a inflação e os preços sobem? Bem, existem três respostas para isso:
1. Existem muitos compradores dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço cuja oferta não consegue satisfazer à procura;
2. Os custos das empresas aumentaram, sendo repassados para os consumidores e clientes;
3. As empresas procuram aumentar seus lucros para poder crescer mais.
Para concluir, gostaria de dizer que a terceira resposta é a mais utilizada em nossos dias, pois a grande maioria das empresas busca lucrar mais, sendo que os proprietários estão cada vez mais ricos, seus funcionários cada vez mais miseráveis e a população em geral cada vez mais judiada, levando muitos às ruas para protestarem por seus direitos e denunciarem os abusos dos monopólios existentes. Porém, se os protestos continuarem a fechar rodovias e entradas de mercadorias, como portos e aeroportos, tenha plena certeza que os preços continuarão a subir e uma crise financeira começará a brilhar sobre este país. Cabe a cada um refletir: protestar é a solução?
Renan Williams Moore Brito
Bacharel em Ciências Contábeis
renanwmoore@hotmail.com
0 Comentários