O Coletivo Arte na Garagem, formado por mulheres artesãs e empreendedoras de Bragança Paulista, recebeu, no dia 27 de novembro, o Certificado de Ponto de Cultura. Segundo as integrantes, esse reconhecimento celebra a trajetória, a resistência e o impacto que o coletivo construiu.
“Esse reconhecimento não é apenas um documento: é a confirmação de que a cultura transforma, aproxima, cura e cria oportunidades,” afirmam as líderes do grupo, Silvia e Silvana. “É o reflexo de cada mão que trabalhou, de cada ideia compartilhada, de cada encontro que fortaleceu nossa comunidade”, completam.
.jpg)
Fundado em abril de 2022, o Coletivo Arte na Garagem começou com a união de mulheres para criar a primeira loja colaborativa de artesanato na cidade. Nesses três anos de atividades, já ocorreram feiras em diversos locais, como a Praça José Bonifácio, a Praça Jacinto Domingues e o Largo das Pedras. Atualmente, a Praça Princesa Isabel se tornou o ponto de encontro e acolhimento do grupo, que busca promover, além da venda de produtos, o compartilhamento de saberes por meio de oficinas e cursos de artesanato.
Ser um Ponto de Cultura, de acordo com as artesãs, significa ter o compromisso de valorizar a arte local, apoiar o fazer manual, estimular novos talentos e manter viva a chama da economia criativa, pois “cultura é identidade, pertencimento e futuro”.
Nos próximos três sábados de dezembro, dias 6, 13 e 20, o grupo realiza sua tradicional feira de artesanato e gastronomia na Praça Princesa Isabel – em frente à Igreja do Rosário (Praça do Rosário) – com entrada gratuita, das 9h às 16h. O evento é uma oportunidade para o público valorizar a arte feita à mão, o empreendedorismo feminino e a economia criativa local.

Após as datas festivas, o coletivo entrará em recesso. As artesãs têm a intenção de retornar em março, caso obtenham autorização para usar a Praça do Rosário novamente ou encontrem um novo ponto de encontro.
Com o crescimento do projeto e a necessidade de garantir a continuidade das atividades em qualquer clima, as artesãs do Coletivo Arte na Garagem estão buscando, junto à administração pública, um espaço definitivo que possa acolhê-las em caso de chuva, frio ou calor.
Uma reunião com o secretário de Cultura e Turismo, Cléber Centini, está agendada para a próxima semana, na qual o coletivo terá a oportunidade de expor seus pontos de vista e buscar uma solução para a continuidade de suas atividades.
Feira de Artesanato e Gastronomia do Coletivo Arte na Garagem
Datas: dias 6, 13 e 20 de dezembro (sábados)
Horário: das 9h às 16h
Local: Praça Princesa Isabel (em frente à Igreja do Rosário), no centro de Bragança Paulista
Entrada gratuita
Mais informações: Instagram @artenagaragembp ou Whatsapp (11) 9 6497-3426 (Silvia)
***
0 Comentários