A Associação Faros D’Ajuda abriu, no início do mês de agosto, a Clínica Veterinária Beneficente e o Jornal Em Dia foi conversar com Márcia Davanso, presidente da entidade, na última segunda-feira, 18, para saber mais sobre o trabalho.
Márcia contou que a clínica nasceu com basicamente três propósitos: aumentar o número de cirurgias de castração; oferecer à população atendimento clínico e cirúrgico com preços acessíveis; e levantar recursos para a manutenção do abrigo da Faros.
De acordo com a presidente, a Faros não fazia atendimento externo no abrigo. Porém, a fila de pessoas que levavam seus animais em busca de consulta veterinária era muito grande. Tanto que muitas vezes os veterinários não conseguiam atender os animais do próprio abrigo.
Recentemente, a Faros D’Ajuda recebeu uma verba do governo estadual para a implantação de um centro cirúrgico que pudesse promover a ampliação das castrações. E foi aí que a entidade decidiu abrir a clínica, já que o espaço no abrigo não era muito favorável.
No momento, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 18h. Contudo, a intenção de Márcia é que o espaço fique à disposição da população 24 horas por dia, até para que os animais que são resgatados à noite tenham um local para onde ir.
Não há necessidade de agendamento prévio, conforme destacou Márcia, pois a clínica está funcionando como uma espécie de pronto-atendimento. Algumas especialidades também são disponibilizadas na Clínica Veterinária Beneficente da Faros D’Ajuda, como: ortopedia, cujo atendimento acontece às segundas-feiras, das 18h às 22h; oncologia, às terças, das 18h às 22h; fisioterapia: às terças, quartas e quintas, das 8h às 14h; e ultrassom, disponível às terças, quintas e sextas, das 8h às 14h.
Desde o dia 4 de agosto, quando foi inaugurado o novo espaço, já foram feitas 200 cirurgias.
A presidente da Faros ressalta que todas as pessoas que procuram a clínica estão contribuindo diretamente para a manutenção do abrigo de animais. Atualmente, ela conta que estão sendo construídos sete novos canis para animais bravios, que terão 4m x 6m. Esses animais estão acomodados em canis de 2m x 2m por enquanto. “O funcionamento da clínica está contribuindo bastante já para essa obra e vai possibilitar muitas outras melhorias. Temos certeza disso”, disse Márcia Davanso.
Com o funcionamento da clínica, os animais do abrigo que precisem passar por cirurgia serão atendidos nela. A exceção é a castração, que continuará sendo feita no abrigo para os animais desse local. Já a população que se interessar deve procurar a clínica.
Por meio do Programa Bicho Castrado, a pessoa faz a contribuição social de R$ 80,00 e castra seu animal de estimação, colaborando com as atividades do abrigo.
Mas a Faros também realiza castrações gratuitas para pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família. Nesse caso, o munícipe deve procurar a clínica de segunda a sábado e apresentar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e cartão do Bolsa Família.
As castrações gratuitas são restritas a moradores de Bragança Paulista. Já o Programa Bicho Castrado pode ser utilizado por pessoas de outros municípios também.
O abrigo da Faros conta atualmente com 400 animais. Os cães e gatos do abrigo que são adotados pela população são atendidos na clínica com preços especiais, pois, de acordo com Márcia, a intenção é incentivar que os proprietários cuidem bem de seus animais, mantendo as vacinas em dia, por exemplo.
Quem quiser conhecer de perto a Clínica Veterinária Beneficente da Faros D’Ajuda pode se dirigir a Rua Santa Clara, 154, Centro, próximo à Delegacia da Mulher. O telefone para mais informações é o (11) 3404-4002.
0 Comentários