Foto: Secom
news-details
Cultura

Cinema Indígena: Edith Cultura exibe mostra “Somos Diversos, Somos Muitos” neste domingo

Durante todo o mês de abril, o cineclube da Garaginha do Edith Cultura exibe a mostra de cinema indígena “Somos Diversos, Somos Muitos”, com curadoria da jornalista e cineasta Olinda Tupinambá (Mostra Amotara, Cine Kurumin). 

A mostra será dividida em quatro sessões. As duas primeiras, “Espiritualidade e Luta” e “Ancestralidade Entre Gerações”, são de curtas-metragens, e as outras duas, “Arte e Ativismo” e “Reflexões na Pandemia”, trazem os longas “Parente – A esperança do Mundo” (dir. Graciela Guarani) e “Nhemongueta – Kunha MBaroete” (dir. Michele Kaiowá, Graci Guarani, Patricia Guarani e Sophia Pinheiro). 

Olinda estará presente ao fim de todas as sessões, trazendo também outros convidados especiais para conversar.

As sessões de cineclube acontecem nos dias 3, 10, 14 e 24 de abril, sempre às 19h30. Além delas, no dia 14, após a exibição do filme, também acontece uma festa com discotecagem da DJ Martíì. 

Outra novidade do mês é o concurso de ilustração “Filhes da Edith”. O grupo de estudos “Filosofia e Tecnologia” continua acontecendo. 

“SOMOS DIVERSOS, SOMOS MUITOS”, POR OLINDA TUPINAMBÁ

Olinda Tupinambá é formada em Comunicação Social – Jornalismo, e a sua relação com cinema já era forte durante a faculdade, tanto que seu trabalho de conclusão de curso foi o seu primeiro documentário “Retomar Para Existir”, que valoriza a representatividade de povos indígenas nas produções audiovisuais. Em 2017, seu documentário foi exibido no Cine Kurumin, festival de cinema no qual, mais tarde, Olinda se tornaria curadora. Ela também foi curadora de outros festivais e mostras, como a Mostra Amotara – Olhares das Mulheres Indígenas e a Mostra Paraguaçu. 

Segundo Olinda, um dos principais motivos de suas escolhas de filmes para a mostra “Somos Muitos, Somos Diversos” foi mostrar a diversidade dos povos indígenas que vivem atualmente no Brasil. Há também a variedade de gêneros de filmes escolhidos, quebrando o senso-comum de que quando se fala de produções indígenas, existem apenas documentários “É uma forma de a gente descolonizar o que está preso na cabeça das pessoas durante tantos anos”.

CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO “FILHES DA EDITH”

De 1ª a 30 de abril, está no ar o concurso de ilustração “Filhes da Edith”, que pode ser resumido com uma provocação: se os projetos realizados pela Edith fossem seres humanos, como seria a aparência física de cada um deles? 

A ideia é que os participantes desenhem os três projetos realizados pela Edith Cultura como se fossem personagens humanos, levando em conta a personalidade de cada um: Cardápio Underground, Garaginha do Edith e Rota das Artes. 

Serão selecionadas três ilustrações, uma de cada personagem, e a premiação por ilustração é de R$ 400 (quatrocentos reais). As inscrições e o regulamento estão disponíveis nas redes sociais da Edith Cultura. 

GRUPO DE ESTUDOS “FILOSOFIA E TECNOLOGIA”

Em atividade na Garaginha desde março, o grupo de estudos “Filosofia e Tecnologia”, com o prof. André La Salvia, acontece nos dias 1º e 29 de abril. Ainda há vagas para novos participantes. As inscrições são feitas por meio do inbox da Edith Cultura no Instagram ou Facebook. 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Cineclube

Domingo, 3 - 19h30 - Sessão de curtas "Espiritualidade e Luta"

Domingo, 10 - 19h30 - Sessão de curtas "Ancestralidade Entre Gerações" 

Quinta, 14 - 19h30 - Sessão A arte e o ativismo - "Parente - A  Esperança Do Mundo" (Dir. Graciela Guarani) + Festa com discotecagem da DJ Martíì

Domingo, 24 - 19h30 - Sessão Reflexões na Pandemia - "Nhemongueta- Kunha Mbaroete" (Dir. Michele Kaiowá, Graci Guarani, Patricia Guarani, Sophia Pinheiro)

*Após as sessões, a curadora do mês, Olinda Tupinambá, participará de conversas abertas ao público, trazendo convidados especiais.

Concurso de Ilustração

1° a 30 de abril_Concurso de Ilustração “Filhes da Edith”

Regulamento e inscrições disponíveis nas redes sociais da Edith Cultura.

Grupo de Estudos

1º  a 29 de abril - “Filosofia e Tecnologia”, com o prof. André La Salvia 

Saiba mais em: 

https://www.instagram.com/edithcultura/ 

https://www.facebook.com/edith.cultura 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image