De sábado, 14, até essa quarta-feira, 18, choveu 116 milímetros em Bragança Paulista. As chuvas também caíram na região e contribuíram para elevar o nível do Sistema Cantareira.
No sábado, de acordo com a Defesa Civil da cidade, choveu 15mm. No domingo, 15, foram 38mm. No dia seguinte, mais 15mm, e, nessa quarta-feira, 18, até o período da tarde já havia chovido 48mm.
Para se ter uma ideia, a média histórica de chuvas para o mês de fevereiro no Sistema Cantareira é de 199,1mm. Até agora, já choveu 257mm nos reservatórios que o compõem.
Além disso, o nível da Represa Jaguari/Jacareí aumentou nos últimos dias, o que contribui com a capacidade do Cantareira como um todo. A referida represa tinha 5,35% na sexta-feira, 13, e passou para 6,64% nessa quarta-feira, 18. A vazão está em 150 litros por segundo.
Apesar das chuvas frequentes, a população deve continuar economizando, pois, vale registrar, o Sistema Cantareira está usando a segundo cota do volume morto. É como se o sistema estivesse no negativo.
TRANSTORNOS
Se por um lado as chuvas reforçam a esperança em relação às reservas de água, por outro, elas vêm causando alguns transtornos em todos os municípios por onde passam, como alagamentos, queda de árvores e outras situações.
Em Bragança Paulista, a Defesa Civil foi acionada nos últimos quatro dias.
No sábado, 14, quedas de árvores atingiram duas residências localizadas no Green Park. As famílias foram orientadas pela equipe de agentes a deixarem o local e irem para a casa de parentes. As árvores foram retiradas, na última segunda-feira, 16, com guincho e apoio do Corpo de Bombeiros.
Outras árvores caíram na Planejada, Parque dos Estados, Tanque do Moinho, Avenida Salvador Markowicz e Avenida Dom Pedro I, próximo ao portal da cidade.
Também foram registradas ocorrências por quedas de muros, no bairro Santa Helena 3, na Rua Dom Aguirre e na madrugada de terça-feira, 17, no Parque Brasil. Todos os locais passarão por vistoria, de acordo com a Prefeitura.
Durante os últimos dias, também foram registrados pontos de alagamentos na Avenida José Gomes da Rocha Leal, Rua José Domingues, Rua Malva e Avenida Antônio Pires Pimentel, onde uma casa e três lojas foram atingidas. Também foram registradas inundações em casas na Rua Francisco Luigi Picarelli, próximo a um restaurante, somando o total de duas casas inundadas nessa rua durante o período de chuvas.
0 Comentários