news-details
Redescobrindo

Chá de frutas de São Tiago

Temos no calendário turístico da nossa cidade uma caminhada ecológica organizada desde o ano de 2004, que acontece sempre no último domingo de julho, batizada de “Caminhada Ecológica dos Amigos de São Tiago de Bragança”.


     Foto: arquivo Maria Inês

Um grupo de amigos, liderado pelo soldado bombeiro Jorge Martin (responsável pelo trabalho no Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência do município), Marco Nardy e Nicola Santarsiere, é o precursor da caminhada que, desde o ano de 2006, tem uma parada em propriedade de minha família, o Sítio São João Batista, onde recebo os peregrinos servindo um chá feito de frutas frescas, que foi batizado pelo amigo Nicola de “chá de frutas de São Tiago” que faz o maior sucesso.

Após os dois anos sem o caminho, por conta da pandemia, no domingo passado, 24, recebemos os peregrinos; foram mais de 200 pessoas, dentre caminhantes e ciclistas fazendo o percurso, conhecendo nossa capela e saboreando o chá que já é marca registrada de casa. Quem já conhece espera tomar o chá que remete à sensação de bem-estar e aconchego, e quem experimenta pela primeira vez se torna adepto do sabor que mistura a alquimia das frutas com as especiarias que vão no xarope inicial.


     Foto: arquivo Maria Inês

Fiz um caldeirão com mais de 20 litros de chá e darei a receita para uma média de 2 litros ou pouco mais. Este chá pode ser guardado em geladeira e, quando quiser, pode ser aquecido e apreciado. Caso queira, pode aproveitar e preparar em maior quantidade, se tiver frutas grandes demais ou muitas frutas sem opção do que fazer com elas.

Em tempo: agradeço o carinho e o retorno das leitoras que tive o prazer de conhecer e saber que gostam do conteúdo da Redescobrindo. São essas gentilezas que nos fazem sempre trazer o nosso melhor. Abraço para a Rafaela Soares e Lenita Azzi (mãe do Ivan).


     Foto: arquivo Maria Inês

Para fazer o xarope:

Num caldeirão, coloque:

2 xícaras (chá) cheias de açúcar refinado ou cristal
1 colher (sopa) de cravos da índia
2 ramas de canela
1 colher (sopa) de erva-doce
1 pedaço de cerca de 3 cm de gengibre cortado em fatias fininhas


     Foto: arquivo Maria Inês

Leve ao fogo e mexa até derreter o açúcar e formar um caramelo. 

Enquanto isso, lave bem e corte ao meio, deixando com a casca as frutas abaixo, e depois vá misturando no açúcar que está caramelando:

1 maracujá
1 goiaba
Meio abacaxi (se tiver só as cascas congeladas, pode usar)
1 laranja
1 maçã

Depois de misturar bem, as frutas vão soltar um pouco do caldo; coloque 2 ou até 3 litros de água, mexa, deixe ferver, espere derreter o caramelo de açúcar, mexendo de vez em quando e mantendo tampado.

Deixe em fervura por cerca de uma hora. Desligue e deixe esfriar para decantar as frutas. 

No dia seguinte, retire as frutas maiores com escumadeira e peneire o chá para retirar todas as sementes.

Aqueça para colocar na garrafa térmica. Pode ser servido frio ou gelado.

Se mantido em geladeira, dura até uma semana. Ideal ser preparado de véspera.

Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image