Fotos: Secom
news-details
Evento

Centro Cultural recebe exposições inéditas sobre centenário diocesano e arte sacra

Mostras prosseguem até o mês de junho, com entrada gratuita

O Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid foi palco, na noite da última quarta-feira, 14, da abertura das exposições: “Diocese de Bragança Paulista -100 anos de devoção” e “Arte Sacra para Ver e Sentir”. Com a presença do bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo, sacerdotes, religiosos, autoridades municipais e estaduais, o evento marcou mais um importante passo em direção ao centenário diocesano, celebrado em 24 de julho.

Com entrada gratuita para a população, as exposições inéditas são organizadas em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), com apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Bragança Paulista.

A primeira exposição, intitulada “Diocese de Bragança Paulista: 100 Anos de História e Devoção”, oferece ao visitante uma imersão na trajetória centenária da Diocese por meio de documentos históricos, fotografias, mapas e curiosidades sobre a formação religiosa e territorial da região. A curadoria é assinada por Nirceu Helena e equipe técnica do MAS-SP.

Já a segunda mostra, “Arte Sacra Para Ver e Sentir”, traz uma proposta inovadora de acessibilidade: são 62 réplicas em 3D de obras do acervo do MAS-SP, desenvolvidas para interação tátil. A exposição conta ainda com audiodescrição, legendas em braile e QR Codes, proporcionando uma experiência sensorial inclusiva e rica em detalhes para todos os públicos.

A abertura do evento ficou por conta da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary e, na sequência, foi apresentado um vídeo comemorativo, repleto de fotos históricas e mídias recentes, fazendo menção aos fatos e às pessoas que marcaram os 100 anos de história da Diocese.

No púlpito, autoridades comentaram sobre a importância da fé católica para o desenvolvimento da cidade, com impactos na cultura e na economia locais. Com a palavra, a diretora de Planejamento e Gestão do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Tatiana Ricci, abordou o processo curatorial da exposição sobre a Diocese, que reuniu 4 mil fotos e mais de 8 mil itens. Ela também discorreu sobre a exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, que traz réplicas de obras reais que podem ser tocadas, promovendo o estímulo sensorial e a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Na ocasião, Dom Sérgio Aparecido Colombo relembrou a criação da Diocese pelo Papa Pio XI e exaltou o caminho percorrido ao longo destes 100 anos. “Nós louvamos a Deus pelo caminho percorrido e, firmados no presente, olhamos para o futuro com esperança. Mais que esperança, confiança. Mais do que confiança, a certeza de que nossa padroeira, a Virgem Imaculada Conceição do Jaguary, nos acompanhará sempre com sua maternal solicitude até atingirmos a meta final, a Jerusalém final, a Igreja Celeste”, concluiu.

Ao final, todos os presentes puderam apreciar as obras de ambas as exposições no saguão principal do Centro Cultural e conhecer detalhes sobre a criação e crescimento das 7 regiões da Diocese de Bragança Paulista.

_________________________

SERVIÇO

_________________________

Exposições inéditas no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid

100 anos de história e devoção: até 27/07

Arte Sacra Para Ver e Sentir: até 22/06

De segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados e domingos, das 10h às 17h

Entrada gratuita

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image