Bragança Paulista tem 213 casos notificados de coronavírus no município, sendo 118 descartados, 72 confirmados, 35 pacientes curados, dez óbitos confirmados e 23 casos em investigação, dentre eles um óbito. Marina disse que o Instituto Adolfo Lutz tem conseguindo enviar respostas rápidas dos exames ao município e que a partir desta semana a Prefeitura deixou de enviar os exames para análise em laboratório particular, economizando dinheiro público.
No monitoramento por bairros, a secretária chamou atenção para moradores de condomínios fechados de Bragança. No Euroville, por exemplo, são cinco casos confirmados, liderando o número de casos por bairro na cidade. A lista segue com bairros com três casos: Jd. São Miguel, Portal de Bragança, Jd. São José, Cruzeiro e Campo Novo.
Testes rápidos - Foram testados prioritariamente todos os servidores da Secretaria de Saúde e, futuramente, serão testados servidores da Assistência Social, Serviços, Segurança e Defesa Civil, que tem contato direto com a população.
Marina avaliou o primeiro dia de obrigatoriedade do uso de máscaras, "Pudemos perceber que a grande maioria está utilizando máscara e temos certeza que a população fará adesão ao Decreto. É importante e contamos com ajuda de todos neste momento". A secretária recomendou ainda que todas as crianças utilizem máscaras, e relatou que no caso de crianças com autismo, por exemplo, as mães relataram à secretária dificuldades de fazer os filhos usarem. Ela garantiu que durante a fiscalização os fiscais devem se atentar a estes casos.
A UPA Bom Jesus, dedicada para receber apenas pacientes com síndrome gripal, está atendendo cerca de 50 a 60 pessoas por dia, e espera-se aumento no número de casos. "Pedimos a população que tem sintomas que vá para a UPA, pois com o clima seco sabemos que a tendência é aumentar a procura por unidades de Saúde ", frisou a secretária.
Funcionamento do comércio – Marina informou que a Prefeitura está avaliando a curva de isolamento social atualizada diariamente no portal do governo do estado. "Cidades que utilizaram de cunho populista para a reabertura do comércio receberam recomendações do Ministério Público para seguir o decreto do estado. Estes deslocamentos possibilitam a transmissão e todas as medidas adotadas são para diminuir a velocidade de transmissão do vírus e não abarrotar as UTIs".
Segundo ela, ainda há leitos no Hospital de Campanha e nas enfermarias da Santa Casa e Hospital Novo Bragantino, mas preocupa a quantidade de vagas de leitos de UTI, que no Hospital Universitário São Francisco, por exemplo, está lotado.
0 Comentários