A Secretaria Municipal de Saúde informa que as canetas reutilizáveis aplicadas de insulina e os carpules (refis) de insulina NPH e regular passaram a ser incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e já estão disponíveis para retirada nas farmácias das unidades de atenção primária do município.
Neste momento de transição, a distribuição está sendo feita de forma simultânea: tanto as canetas descartáveis quanto as reutilizáveis estão sendo fornecidas. Cada paciente insulinodependente receberá uma caneta reutilizável para cada tipo de insulina prescrita, ou seja, quem faz uso de insulina NPH e regular receberá duas canetas que possuem validade de três anos a partir do primeiro uso.
Após a coleta inicial da caneta, nas retiradas mensais seguintes, o paciente retirará apenas as carpules (refis) necessárias para o seu tratamento, utilizando a mesma caneta reutilizável já fornecida.
As canetas reutilizáveis são dispositivos modernos e seguros, de fácil transporte e convenientes, que permitem maior precisão na administração da dose de insulina. Outro benefício importante é que o refil de insulina, uma vez aberto, pode ser armazenado fora da geladeira por até quatro semanas, desde que em temperatura ambiente de até 30º C, o que oferece mais comodidade ao paciente.
Além disso, cada paciente receberá 30 agulhas descartáveis para cada caneta utilizada, sendo fundamental lembrar que as agulhas devem ser trocadas diariamente para garantir a eficácia e segurança do tratamento.
As substituições para os novos dispositivos serão feitas gradualmente, de acordo com o fluxo normal de retirada dos pacientes.
Em caso de dúvidas, os usuários podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
0 Comentários