Nesta terça-feira, 5, às 18h, o Centro de Convenções Victor Brecheret, em Atibaia, recebe a oncologista Nise Yamaguchi (foto) e a fisioterapeuta especialista em oncologia Tânia Tonezzer. O evento é promovido pela Coor-denadoria Especial da Mulher, Instituto Nise Yamaguchi e Associação Hortolândia de Atibaia.
O objetivo das palestras é divulgar informações sobre o câncer de mama e de próstata, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce dessas doenças. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama responde por 28% dos novos casos entre mulheres. Estatísticas indicam um crescimento da doença nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, o que explica a importância do acesso à informação e à conscientização.
O evento terá início às 18h, com uma palestra de Nise Yamaguchi sobre prevenção, detecção precoce e cuidados dos cânceres de mama e próstata. Às 19h, Tânia Tonezzer falará sobre a atividade física na prevenção contra o câncer e, às 20h, Yamaguchi retorna em uma palestra sobre oncologia personalizada, linha de pesquisa da médica, que é pioneira dessa especialidade no país. Essa última palestra é direcionada somente a profissionais de saúde.
O Centro de Convenções Victor Brecheret fica na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 511, na Vila Thaís, em Atibaia.
ONCOLOGIA PERSONALIZADA
Referência na área de oncologia, Nise H. Yamaguchi é oncologista clínica dos Hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, em São Paulo. É pesquisadora sênior da Universidade de São Paulo e da International Preventionand Research Institute (IPRI), em Lyon (França). Dirige o Instituto Avanços em Medicina e coordena o Instituto Nise Yamaguchi de ações sociais, que vai receber os dividendos do seu livro recém-lançado e direcioná-los à pesquisa de novos tratamentos do câncer e das doenças crônicas e degenerativas, dentro da visão integrativa da Medicina.
Seu livro “O ser humano diante do câncer e a vontade de curar”, que pretende apoiar pacientes e médicos a enfrentar os desafios da convivência com o câncer, foi classificado por Dráuzio Varella como “uma reflexão sobre a contradição maior da condição humana: aquela que existe entre a vida e a morte”. Nele, é traduzida a essência da vontade de curar e de ser curado por meio de reflexões e abordagens práticas, de forma a manter vivo esse desejo.
No Brasil, Nise é pioneira no novo método de tratamento para câncer, a oncologia personalizada, que funciona como uma terapia alvo.
NOVEMBRO AZUL E O CÂNCER DE PRÓSTATA
A oncologista discorre, ainda, sobre o câncer de próstata, que é o segundo tumor maligno que mais atinge os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Cerca de 68 mil brasileiros por ano recebem o diagnóstico de câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), e o índice de mortalidade chega a 14 mil mortes por ano, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. A maioria dos casos tem desenvolvimento lento, o que, em tese, facilita a detecção precoce. No entanto, muitos homens ainda resistem em realizar os exames preventivos, pois eles envolvem o toque retal.
No entanto, Nise Yamaguchi cita recomendação da American Cancer Society de que estão ocorrendo cirurgias de próstata em demasia no mundo e que deve haver critérios mais rigorosos, pois esse procedimento pode causar impotência e incontinência urinária.
“Nem todo homem com câncer de próstata precisa ser tratado imediatamente. Se você tem câncer de próstata em estágio inicial, existem muitos fatores, como idade e saúde geral, e a probabilidade de que o câncer cause problemas para você considerar antes de decidir o que fazer. A cirurgia só deve ser recomendada em casos específicos”, adverte a oncologista.
Estudo que está sendo realizado em Nova York, no Memorial Sloan Kettering Cancer Society, recomenda para o paciente com suspeita de câncer de próstata, acompanhamento clínico com avaliações, toque e PSA. Em caso de suspeita do câncer, recomenda-se ainda o exame de ressonância magnética e a biópsia.
0 Comentários