Foto: Divulgação
news-details
Região

Campinas será a única cidade paulista a contar com uma escola cívico-militar em 2020

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na quinta-feira, 21, as cidades que receberão o projeto-piloto do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em 2020. Ao todo, 54 instituições de ensino serão instaladas em 23 estados e no Distrito Federal em 2020. Em São Paulo, a cidade de Campinas foi a única contemplada.

Conforme informou o deputado estadual Tenente Coimbra (PSL), ainda na semana passada, a princípio, Campinas, Sorocaba e Santos haviam sido selecionadas para receberem uma escola cívico-militar. Contudo, o MEC reduziu para somente uma e, com isso, foram aplicados alguns critérios de excludente.

Os critérios considerados classificatórios no processo de escolha dos municípios foram: a quantidade de militares da reserva residindo na cidade; o município ser capital do estado ou pertencer à região metropolitana; estar situado na faixa de fronteira; e faixa populacional, considerando a realidade estadual. Ainda segundo o MEC, em caso de empate, foram considerados prioritários os municípios mais populosos dentro de cada estado. “A cidade campineira possui a 11ª Brigada de Infantaria Leve, que conta com milhares de militares e isso auxiliou para que saíssem à frente nestes critérios, foi uma decisão coerente”, considerou o Tenente Coimbra.

O deputado solicitará ao MEC a criação de uma modalidade para que os municípios ainda possam aderir ao modelo de ensino, mas bancando os custos de implantação. “Vamos tentar viabilizar, junto ao MEC, uma forma das prefeituras aderirem às escolas cívico-militares, desde que sejam as responsáveis pela contratação de profissionais. Vou conversar com o prefeito de Santos em relação a isso”, informou Coimbra.

Em Campinas, o deputado se reunirá com o prefeito Jonas Donizette e a Câmara Municipal da cidade abrigará uma sessão da Frente Parlamentar pela Criação de Escolas Militares no estado de São Paulo. Já em 16 de dezembro, está programada a audiência pública no município para falar sobre as escolas com a população.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image