Esta também será uma oportunidade para que os pais atualizem a caderneta de vacinação de seus filhos, colocando em dia a dose de outras vacinas
O Ministério da Saúde, em parceria com os estado e municípios, pretende vacinar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos durante a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, que terá início no próximo sábado, 15.
O número representa 95% do público-alvo no país. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Como não existe tratamento para a poliomielite, a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.
O estado de São Paulo está livre da pólio há 27 anos. No entanto, o poliovírus selvagem ainda circula nos continentes africano e asiático, principalmente no Afeganistão e no Paquistão. Até julho deste ano, 34 casos de paralisia infantil foram registrados nesses dois países. Na Nigéria, antes elencada como um dos locais de circulação, não há notificação de casos há aproximadamente um ano.
Além da dose contra a paralisia infantil, as crianças que forem levadas aos postos de saúde também poderão receber eventuais vacinas em atraso do calendário da rede pública. Por isso, é fundamental levar a caderneta de vacinação.
Em Bragança Paulista, a Prefeitura informou que todas as unidades de saúde da zona urbana ficarão abertas das 8h às 17h, incluindo o Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici. Na zona rural, apenas a unidade de saúde da Água Comprida disponibilizará a vacina, das 8h às 16h.
A campanha seguirá até o final do mês nos dias úteis, nos mesmos locais e horários.
0 Comentários