Foto: DCI/Câmara Municipal
news-details
Política

Câmara aprova nova denominação de rua e destaca pautas sobre autismo e doação de órgãos

Durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bragança Paulista, realizada na terça-feira, 29, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 25/2025, de autoria da vereadora Camila Marino da Saúde, que dá nova denominação à atual Rua 7, localizada no Residencial Sol Nascente. A via passa a se chamar Rua Miriam Regina dos Santos Acedo, em homenagem à munícipe.

Outro projeto de denominação, o PL nº 23/2025, que prevê o nome de Francisca Lemes da Cunha Nogueira para a Área Institucional IV do Loteamento Villa Verde Bragança, teve sua votação adiada para a 16ª Sessão Ordinária, a pedido da vereadora Missionária Pokaia.

TRIBUNA LIVRE DESTACA INCLUSÃO DE AUTISTAS E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A Tribuna Livre da sessão foi marcada por pautas de grande relevância social. A convite da vereadora Fabiana Alessandri, a presidente da Amadas (Associação de Mães e Pais de Autistas de Bragança Paulista), Kelly Siolla Neves, fez um apelo por mais inclusão e empatia às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Peço a todos que tenham a capacidade de se colocar no lugar do próximo e tenham empatia. Acessibilidade e inclusão não são um luxo. É justiça! Justiça só existe quando ninguém fica para trás. Portanto, nós não estamos pedindo um favor. Nós só queremos não ser deixados para trás”, declarou Kelly.

Fabiana Alessandri lembrou que abril é o mês de conscientização do autismo e citou a palestra da neurologista infantil Giuliana Franzago Salmazo, realizada pela Escola do Parlamento no último dia 24. A vereadora reafirmou seu compromisso com a causa: “Temos cobrado políticas públicas de diagnóstico, tratamento, terapia, educação, saúde e oportunidades para todos os autistas bragantinos. O autismo exige empatia, respeito, compreensão e proteção”.

Na sequência, o munícipe Fernando Salomão foi convidado pelo vereador Bruno Sucesso, para relatar sua experiência com transplantes de órgãos. Fernando, que já passou por três procedimentos, ressaltou a importância da conscientização familiar sobre a doação de órgãos.

“Quero falar sobre a força da palavra ‘sim’. Vocês já conversaram com a família sobre ser doador de órgãos? A minha nunca falou disso até eu estar ali, precisando de um órgão”, relatou.

Bruno Sucesso destacou o papel da informação na quebra de preconceitos sobre o tema. “Cresci ouvindo desinformações que geram medo em quem pensa em se declarar doador”, comentou. Os parlamentares convidaram Fernando a retornar à Casa para aprofundar o tema, considerado de extrema relevância.

CRÍTICAS À ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E BATE-BOCA ENTRE VEREADORES

A sessão também foi marcada por momentos de tensão. Um desentendimento ocorreu entre os vereadores Miguel Lopes e Missionária Pokaia, que exigiu respeito ao seu tempo de fala durante a Tribuna Livre.

Além disso, parlamentares de diferentes bancadas criticaram a administração do prefeito Edmir Chedid. As principais reclamações envolveram o fechamento de salas de aula, a falta de professores na rede municipal de ensino e as más condições das estradas da zona rural, dificultando o acesso ao trabalho e às escolas, especialmente para as crianças que dependem de transporte escolar.

A próxima sessão ordinária está marcada para terça-feira, 6 de maio, às 14h, no Plenário da Câmara. Os trabalhos podem ser acompanhados presencialmente ou por meio das transmissões ao vivo pelo site www.camarabp.sp.gov.br, no YouTube (Câmara Bragança Paulista) e no Facebook (facebook.com/camarabragancapaulista).

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image