Com uma pontuação chegando a 98, Bragança Paulista conquistou, na última terça-feira, 19, a certificação do Programa Município VerdeAzul, concedido pelo governo do estado de São Paulo. Com isso, a cidade garantiu a terceira posição entre as 412 participantes e também atingiu a maior pontuação de sua história no programa. A solenidade foi realizada no Palácio dos Bandeirantes.
O programa busca o alinhamento da gestão ambiental, tanto do estado quanto das prefeituras, de forma a oferecer capacitação e apoio técnico para as cidades. Dentre as ações organizadas em dez diretivas, há os seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.
Das 412 cidades participantes, cerca de 60% são paulistas. No total, 280 delas alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Bragança se destacou pelos projetos de plantação de mais de 25 mil árvores, o atendimento de mais de 17 mil cães e gatos pelo Castramóvel, atividades de Educação Ambiental em todas as escolas municipais, expansão das redes de esgoto, exigência de práticas ambi-entais em novos empreendimentos, expansão da coleta seletiva, programa de pagamento por serviços ambientais, ecoponto, iluminação LED, entre outras iniciativas que consolidam a cidade como referência ambiental no estado de São Paulo.
“A conquista da certificação no Programa Município VerdeAzul é um reflexo do compromisso de Bragança Paulista com a sustentabilidade. Trabalhamos incansavelmente para promover ações ambientais significativas, e essa pontuação recorde é um testemunho do nosso empenho coletivo em preservar e melhorar o meio ambiente para as gerações futuras”, ressaltou a secretária municipal do Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários