O Programa de Combate ao Bullying, desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino ganhou destaque na imprensa nacional por abordar tópicos como o respeito às diferenças, fortalecimento dos laços da amizade, companheirismo, entre outros. O projeto foi aplicado em 2019 e foi retomado em 2022, com duração de 24 meses.
“A escola, por sua vez, deve atuar com atividades para estimular o trabalho em grupo, o respeito pelo próximo, a compreensão das diferenças, a boa convivência, e oferecer aos pais ajuda médica e/ou psicológica para a criança ou adolescente, quando necessário. Há quatro anos faço palestras semanais para crianças e adolescentes sobre o bullying em um projeto especial na cidade de Bragança Paulista que contempla desde o infantil, através do lúdico, até o ensino fundamental, e isso fez e faz diferença na vida da comunidade”, disse o idealizador do programa, Eduardo Toledo, em entrevista à imprensa.
Segundo a Administração, os trabalhos objetivam o respeito nas relações e a diminuição da pressão de grupo, abordando como os integrantes do convívio social do aluno (agentes escolares, professores, família e sociedade) podem contribuir para o fim do bullying e assédio moral. O projeto conta com peça teatral e palestras para os alunos e oficinas para educadores.
0 Comentários