Foto: Dimp
news-details
Geral

Bragança recebe certificado de qualificação do Programa Município VerdeAzul no ciclo de 2019

Em solenidade realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, na quinta-feira, 11, na cidade de Bauru, Bragança Paulista foi qualificada para a certificação do Programa Município VerdeAzul, no ciclo de 2019.

A cidade foi uma das 164 certificadas na ocasião. Atualmente, o programa conta com 638 dos 645 municípios do estado, que são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Esgoto tratado, Resíduos sólidos, Biodiversidade, Arborização urbana, Educação ambiental, Cidade sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do ar, Estrutura ambiental e Conselho ambiental.

Lançado em 2007 pelo governo estadual, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, estimulando e auxiliando as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. A avaliação acontece em ciclos e a qualificação é considerada pelos participantes como um “simulado” para certificação, que ocorre ao final de cada ciclo anual. O município encaminha aos técnicos do PMVA suas 85 tarefas, baseadas em ações ligadas às diretivas do programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e, assim, agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais têm acesso ao sistema para conferir as notas e avaliações das suas cidades. “Esta marca possibilita agregar valor para os produtos gerados nos municípios. É um símbolo que gera recurso. O mundo sustentável abre uma nova oportunidade para vocês e vamos buscar a certificação para que essa seja a consciência do nosso Estado”, declarou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

 “Estamos orgulhosos dessa edição que recebeu um volume recorde de inscritos para a qualificação. Isso mostra o quanto os municípios estão atentos com suas responsabilidades, com o meio ambiente, sobretudo com a qualidade de vida de toda a população”, destacou o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva.

Segundo a Prefeitura, entre os fatores que contribuíram para a qualificação de Bragança Paulista no programa, estão: desassoreamento, revitalização e sistema de proteção contra o assoreamento do Lago do Taboão, termo de colaboração com a Mata Ciliar para a defesa de animais silvestres; Comissão Intersetorial de Educação Ambiental; criação do Centro de Educação Ambiental; instalação do Modelo de Sustentabilidade; incentivo fiscal para imóveis que se encontram em áreas de proteção ambiental; ações de proteção e gestão da fauna doméstica com a implantação do Samuvet e Castramóvel, implementação do pagamento por serviços ambientais; proteção de nascentes; entre outros.

Na ocasião, representaram o município Carolina Mourão, chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental e a coordenadora do PMVA de Bragança Paulista, Carolina Marques Suppioni, responsável pelo Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama. Elas receberam o certificado do secretário estadual Marcos Penido, do coordenador do programa, José Walter Figueiredo Silva, e do prefeito de Bauru.

Após a certificação, o prefeito Jesus Chedid e o vice-prefeito Amauri Sodré parabenizaram a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, comandada por Alexandro de Souza Morais, pelos resultados apresentados na gestão ambiental da cidade e ressaltaram que a Administração segue trabalhando para a certificação na segunda etapa.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image