
O Governo de São Paulo e a Prefeitura de Bragança Paulista pretendem utilizar a estrutura do antigo Hospital da Unimed, localizado no Jardim do Lago, na região do Taboão, para a construção do Hospital Regional.
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reafirmou, no último dia 17, durante coletiva de imprensa em Campinas, que Bragança Paulista é a prioridade para receber um novo Hospital Regional. Essa decisão representa um passo significativo para atender às demandas de saúde da Região Bragantina e do Circuito das Águas.
A confirmação foi dada em resposta a questionamentos sobre a construção de um hospital na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O governador explicou que, antes de qualquer iniciativa em Campinas, será aproveitada a infraestrutura já existente em Bragança Paulista.
“Há uma demanda grande na área da saúde, e estamos atentos a esse cenário. A primeira coisa que precisamos fazer é reabrir os leitos fechados na região. Além disso, é essencial entender a demanda da Região Metropolitana de Campinas. Muitas pessoas do Circuito das Águas procuram atendimento aqui. O primeiro hospital que precisamos entregar é o de Bragança Paulista, e digo isso porque já temos uma estrutura pronta lá que podemos remobilizar. Após reabrir os leitos fechados, poderemos avançar com o projeto de um hospital em Campinas”, afirmou Tarcísio.
A estrutura ao qual o governador se refere é a do antigo hospital da Unimed, que fica no Jardim do Lago, na região do Taboão.
ARTICULAÇÃO POLÍTICA
A escolha de Bragança Paulista como sede do Hospital Regional contou com a liderança do prefeito Edmir Chedid, que iniciou esse trabalho ainda como deputado estadual, do coordenador de transição e empresário, Victor Hugo Chedid, e do prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid.
Segundo Edmir, esta seria uma conquista histórica para Bragança Paulista e toda a região, pois a localização estratégica da cidade é fundamental para atender pacientes não apenas da Região Bragantina, mas também do Circuito das Águas. Além disso, a existência de uma infraestrutura hospitalar já pronta reduz significativamente os custos e o tempo para o início das operações.
PREFEITO VISITA ESTRUTURA

Nesta semana, o prefeito Edmir Chedid e a secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente, visitaram a estrutura do antigo Hospital da Unimed, que deverá abrigar o Hospital Regional
Na tarde de quarta-feira, 22, o prefeito Edmir Chedid visitou a estrutura do antigo hospital da Unimed, que deve abrigar o Hospital Regional. Ele esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente, da chefe de Gabinete, Ruzibel Sena de Carvalho, e da administradora do hospital, Dra. Sandra Gallo.
Na ocasião, Edmir conferiu todos os equipamentos e mobiliários já existentes, que facilitarão a instalação do hospital para atender a Região Bragantina e o Circuito das Águas.
“O hospital está praticamente pronto para iniciar os trabalhos, tem infraestrutura pronta, como expliquei para o governador no final de dezembro, quando estive com ele, junto com o prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid. Explicamos, na época, que Atibaia e Bragança Paulista são dois grandes centros, mas que falta atendimento de alta e média complexidade. A estrutura atual não dá conta e as pessoas estão sendo removidas para Campinas e Jundiaí. E Campinas também está afogada, não dá conta. [...] Aqui falta apenas colocar para funcionar e contratar pessoal. Os equipamentos normalmente são alugados e o mobiliário já tem”, declarou Edmir, durante a visita.
Ele ressaltou, ainda, que, enquanto deputado estadual, trabalhou muito por essa conquista. “Temos trabalhado com prefeitos da região, que também estão batalhando para ter um hospital. E o governador tem demonstrado vontade de fazer. Estamos em contato agora com a Secretaria de Estado da Saúde e nossa secretária municipal está fazendo essas tratativas”, acrescentou.
O hospital conta com cinco centros cirúrgicos, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva, 70 leitos de internação, áreas de exames ambulatoriais e de diagnóstico em endoscopia, cardiologia, otorrino, dermatologia etc., refeitório e cozinha hospitalar, área de lanchonete para o público, recepção, laboratório de análises clínicas e anatomia patológicas, área disponível preparada para tomografia, hemodinâmica e ressonância magnética, raio X e ultrassonografia, salas para consultórios, áreas de descanso para equipe médica e farmácia hospitalar montada.
“[O hospital] Atende toda a normatização e a nossa necessidade. E tem espaço para crescer. A fala do governador nos deixou muito entusiasmados. O hospital está praticamente pronto, faltando apenas alguns equipamentos para funcionar. Com esse aumento de leitos, teremos capacidade de resolver os problemas aqui, sem deslocar pacientes para outros municípios”, concluiu a secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários