O governo federal está organizando a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. É uma oportunidade de o país discutir a emergência climática e ouvir a população sobre alternativas disponíveis, quando novas políticas estão sendo definidas no Brasil, alinhadas com objetivos globais. Para preparar as propostas discutidas nesta conferência, o governa incentiva que estados, municípios e sociedade civil organizem conferência locais para a discussão do tema.
Atendendo a este chamado, um conjunto de instituições não governamentais da Região Bragantina não mediu esforços para organizar a Conferência Livre de Meio Ambiente da Região Bragantina (CLiMA RB). Além do Coletivo Socioambiental Bragança Mais, outras instituições participaram da comissão organizadora, como: IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), Coletivo Socioambiental de Atibaia, Coletivo Ecojoá, Simbiose, Salve Atibaia, CSA Atibaia (Comunidade de Suporte à Agriculta de Atibaia), Art Viverde, Expedição pelas Margens do Córrego do Onofre e Amada (Associação Amigos do Bairro de Alvinópolis).

O evento ocorreu em duas etapas: as pré-conferências, que foram reuniões preparatórias on-line, realizadas entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2024, das 18h30 às 20h, por meio de uma sala de reunião Google Meet. Cada sessão contou com uma contextualização temática, dados e informações relacionadas à região de Bragança Paulista e, após a breve exposição, houve abertura para discussões, questionamentos e proposições.
O evento central foi a conferência realizada presencialmente no dia 7 de dezembro de 2024, das 8h30 às 17h30, na Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (Fesb), reunindo 78 pessoas em plenária, de oito municípios da região: Vargem, Bragança Paulista, Piracaia, Joanópolis, Atibaia, Nazaré Paulista, Pedra Bela e Tuiuti.
O evento teve como objetivo promover reflexões e incentivar a elaboração de propostas para melhoria da qualidade ambiental e enfrentamento da emergência climática pela população local, sobretudo quanto às possibilidades de mitigação, de adaptação e preparação para desastres, de justiça climática, de transformação ecológica e de governança e educação ambiental. Também teve como intuito criar dez propostas sobre os eixos temáticos (dois para cada eixo) para a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e eleger dentre os participantes uma pessoa delegada que poderá representar a Conferência Livre na etapa nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Foram formados grupos de trabalho para discutir os cinco diferentes eixos temáticos, dos quais foram eleitas em plenária duas propostas que serão encaminhadas para a plataforma oficial do evento federal, assim como serão levadas pela delegada eleita, Bruna Locardi Machado, integrante do Coletivo Socioambiental de Atibaia. Os eixos de discussão foram: eixo I – Mitigação; eixo II – Adaptação e Preparação para Desastres; eixo III – Justiça Climática; eixo IV – Transformação Ecológica; e eixo V – Governança e Educação Ambiental.

O saldo desta Conferência Livre de Meio Ambiente da Região Bragantina (CLiMA RB) foi muito positivo, pois, além de ricas discussões de problemáticas e propostas de enfrentamento das mudanças climáticas, constitui-se uma rede regional de instituições ambientalista que se retroalimentam na esperança e desenvolvimento de ações ambientalmente necessárias em nossa região.
Maria Cristina Muñoz Franco
Coletivo Socioambiental Bragança Mais
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários