Fotos: Divulgação
news-details
Esporte

Bragança Paulista se despede do maratonista olímpico Elói Rodrigues Schleder

O esporte brasileiro perdeu neste domingo, 31, um de seus grandes representantes. Faleceu, aos 74 anos, em Bragança Paulista, o maratonista olímpico Elói Rodrigues Schleder, atleta que defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984.

A cerimônia de despedida será realizada nesta segunda-feira, 1º, às 14h30, no Velório Municipal, e o sepultamento ocorrerá às 17h, no Cemitério Municipal da cidade.

Segundo amigos próximos, Elói descobriu recentemente um câncer e estava a caminho de um hospital em Campinas, onde seria internado para cirurgia. Ele, porém, não resistiu e morreu durante o trajeto.

TRAJETÓRIA DE DESTAQUE NO ATLETISMO

Nascido em Passo Fundo-RS, em 26 de julho de 1951, filho de agricultores, Elói iniciou sua trajetória esportiva aos 17 anos, incentivado por professores no Colégio Marista. Em 1972, conquistou o título nos 5.000 metros e o vice nos 10.000 metros nos Jogos Universitários Brasileiros, em Fortaleza. Dois anos depois, passou a integrar a seleção brasileira.

Em 1973, estreou na tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, prova que disputaria até 1987. Seu melhor resultado foi em 1985, quando terminou em quinto lugar, ano marcado pela presença de quatro brasileiros no pódio. Na ocasião, Elói esteve ao lado de nomes históricos como José João da Silva, Adauto Domingues e João Alves, o “Passarinho”.

O ponto alto da carreira veio com a participação na maratona olímpica de Los Angeles em 1984, em que finalizou na 23ª colocação, com o tempo de 2h16min35. Sua melhor marca na distância foi registrada pela World Athletics em 2h12min54, na Maratona de Sydney, em 1984.

Elói também foi tricampeão da Maratona do Rio de Janeiro (1982, 1984 e 1986), campeão da Maratona de São Paulo (1982) e campeão sul-americano em 1985, com 2h22min13. Além disso, conquistou resultados expressivos em provas de cross country, nos 10.000 metros – onde foi sétimo colocado nos Jogos Pan-Americanos de San Juan (1979) – e nos 3.000 metros com obstáculos, prova em que alcançou 8min43s86 em 1981, em Florença, na Itália.

VIDA EM BRAGANÇA PAULISTA

Radicado em Bragança Paulista desde 1999, Elói atuou como professor de Educação Física da rede estadual e foi servidor público municipal por duas décadas. Formado em Pedagogia, Administração de Empresas e Jornalismo, continuava ligado ao esporte, participando de competições da melhor idade e atuando como treinador.

Recentemente, foi homenageado durante a abertura dos Jogos Regionais, em reconhecimento à sua dedicação e trajetória no atletismo.

HOMENAGENS

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) manifestou pesar pelo falecimento e prestou condolências à família e amigos. Nas redes sociais, o prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid, destacou a importância de Elói para a cidade:

“Hoje expressamos nossos sentimentos à família do Sr. Elói Rodrigues Schleder, que faleceu neste domingo. Atleta da nossa Melhor Idade, o Sr. Elói foi servidor público por 20 anos. Professor da SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer), foi homenageado na abertura dos Jogos Regionais deste ano. Nossa gratidão por todo exemplo e dedicação. Que Deus conforte o coração de todos os amigos e familiares.”

Com sua trajetória marcada por disciplina, conquistas e amor pelo esporte, Elói Rodrigues Schleder deixa um legado que ultrapassa as pistas e maratonas: o de inspiração para novas gerações de atletas brasileiros.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image