Foto: Arquivo Secom
news-details
Saúde

Bragança é destaque no Jornal Nacional com exame desaconselhado por Sociedade de Mastologia

Projeto “Linda” seguiu em uso mesmo após notificação da Comissão Nacional de Mamografia, há cerca de quatro meses

Nesta segunda-feira, 7, Bragança Paulista foi um dos destaques de uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional que denunciou o uso indevido da Câmera Digital Termográfica para diagnóstico do Câncer de Mama. A Prefeitura já havia sido notificada pela Sociedade Brasileira de Mastologia-SP em julho sobre a ineficiência do aparelho, mas seguiu orientando mulheres a utilizarem o método.

Além do investimento milionário com o equipamento, a Administração Municipal também treinou enfermeiros e técnicos de enfermagem para o manuseio da câmera. Na sequência ao anúncio do uso da termografia como exame de prevenção ao câncer de mama, a Sociedade Brasileira de Mastologia-SP notificou a Prefeitura e os veículos de imprensa da cidade sobre a ineficiência do método, que é considerado arcaico.

CONTRAINDICAÇÕES

De acordo com o parecer técnico publicado na época pela Comissão Nacional de Mamografia, a termografia trabalha com leitura e mapeamento da radiação infravermelha emitida pelo corpo humano, ou seja, teoricamente, seria capaz de detectar nódulos devido ao calor emitido por eles. A técnica já foi usada no passado, mas hoje não é indicada como determinante para a detecção de tumores, uma vez que não é capaz de rastrear nódulos pequenos. E continuou:

“Apesar de não ter nenhuma pesquisa clínica populacional que demonstre sua eficácia, a termografia tem sido oferecida como alternativa na detecção precoce do câncer de mama. O alerta da Sociedade Brasileira de Mastologia-SP é para que as mulheres saibam que este exame é ineficiente. A mamografia, sim, é o ‘padrão-ouro’ no diagnóstico precoce do câncer de mama”.

Confira o parecer completo: https://sbmastologia.com.br/comissao-nacional-de-mamografia-divulga-parecer-sobre-a-termografia-da-mama/ 

Na reportagem, a secretária de Saúde, Marina de Oliveira, disse à jornalista Graziela Azevedo que “a nossa vida é uma controvérsia, a gente tem que vivê-la apesar disso. Então nós temos que fazer aquilo que for, mesmo que a gente esteja incipiente, vamos tentar, pra que a gente possa detectar o mais precocemente aquilo que for possível nas nossas mulheres”.

Vale destacar ainda que a termografia é contraindicada pelo próprio Ministério da Saúde, ainda que seja utilizada como um “complemento” da mamografia. O exame “não demonstrou, até o momento, nenhum benefício adicional no rastreamento e diagnóstico do câncer de mama”, afirma a comissão.

PREFEITURA AINDA NÃO SE PRONUNCIOU

Na manhã desta terça-feira, 8, o Jornal Em Dia solicitou à Administração Municipal um posicionamento a respeito do tema, bem como a informação se o equipamento continuará sendo usado, mesmo após a condenação pública de especialistas. Até o momento da publicação desta matéria, não obtivemos resposta.

Veja a reportagem exibida pelo Jornal Nacional:
https://globoplay.globo.com/v/11105032/ 


 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image