Projeto inovador coloca a cidade no mapa da saúde da América Latina, salvando vidas em situações críticas
Na quinta-feira, 14, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Bragança Paulista comemorou três anos de um feito pioneiro na área da saúde. O município, tornou-se o primeiro na América Latina a disponibilizar bolsas de sangue em suas unidades do SAMU e realizar transfusões de sangue em ambiente pré-hospitalar. Ao longo desse período, mais de 30 procedimentos de transfusão de sangue foram realizados com sucesso, salvando vidas em situações críticas.
Este projeto revolucionário é fruto de uma parceria entre o SAMU 192 de Bragança e o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus. O hospital fornece as bolsas de sangue do tipo O- (O negativo), essenciais para a transfusão de sangue em ambulâncias especializadas do SAMU, conhecidas como UTIs Avançadas.
A dinâmica de socorro adotada na cidade é uma prática rara, realizada em apenas 16 países em todo o mundo. Nas Américas, essa modalidade de atendimento pré-hospitalar com transfusão de sangue é encontrada apenas nos Estados Unidos e Canadá. Bragança passou por um rigoroso processo de validação pelas esferas de Vigilância Sanitária, que incluiu avaliações local, estadual e federal, com duração de 16 meses até a aprovação final.
Desde a implantação do projeto até o momento, mais de 30 procedimentos de transfusão de sangue já foram realizados com sucesso pelas equipes do SAMU. As bolsas de sangue utilizadas podem ficar até 100 horas fora da geladeira, graças a uma caixa especializada que mantém a temperatura ideal durante o transporte. Após o uso, as bolsas são devolvidas ao Hemonúcleo Regional às segundas, quartas e sextas, onde são devidamente armazenadas e não descartadas, pois os hemocomponentes permanecem dentro do prazo de validade. Esse processo garante a reposição adequada, mantendo os protocolos de refrigeração necessários.
No entanto, para que esse projeto continue a salvar vidas, a comunidade é fundamental. Atualmente, o estoque de sangue O Negativo (O-) no Hemonúcleo Regional do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus está baixo. O Hemonúcleo funciona de segunda a sábado, exceto feriados, das 7h30 às 13h, operando mediante agenda-mento para evitar aglomerações. Para agendar a sua doação ou esclarecer dúvidas sobre o processo de doação, basta entrar em contato pelo telefone (11) 2490-1240. O Hemonúcleo está localizado na Avenida São Francisco de Assis, 260, dentro do complexo do HUSF.
Três anos após o lançamento desse projeto pioneiro, Bragança Paulista continua na vanguarda da assistência médica e se destaca como um exemplo de inovação em saúde na América Latina, salvando vidas de forma rápida e eficaz em situações de emergência.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários