O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de São Paulo programou para o próximo dia 7, quinta-feira, plantão para verificação de taxímetro em Bragança Paulista, que ocorrerá na Avenida Francisco Samuel Luchesi Filho, 500, na Penha. A ação é voltada especialmente aos que precisam validar o equipamento por conta de mudança de veículo, troca ou reparo.
Para ser atendido, o taxista deve fazer o agendamento pelo site do Ipem (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de verificação.
No dia do plantão, deverão ser apresentados o alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura, o certificado de propriedade do veículo e de verificação do Ipem do ano passado, GRU quitada, comprovante de endereço e guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo órgão.
A verificação é obrigatória para todas as categorias de táxi e deve ser feita a cada ano.
Os profissionais que forem flagrados trafegando com taxímetro irregular têm até 10 dias para apresentarem defesa ao órgão e podem pagar multas que variam de R$ 500,00 a R$ 5 mil, sendo que o valor dobra em caso de reincidência.
As datas dos plantões podem ser consultadas no site do Ipem e outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3272-8599.
IRREGULARIDADES
Um taxímetro verificado pelo Ipem possui um lacre amarelo, que impede acesso à regulagem do aparelho e selo do Inmetro com os dizeres: “verificado até 2015”. Quando o lacre estiver rompido, existe a chance que o aparelho apresente medição errada.
Quem perceber alguma irregularidade pode denunciar por meio dos telefones 0800 013 0522 (São Paulo) e (11) 3581-2019 (outras localidades) ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.
0 Comentários