Doações podem ser feitas até o dia 26 de agosto
Mulheres de todo o Brasil estão se mobilizando para arrecadar absorventes que serão doados a detentas. A ideia surgiu depois do lançamento do livro-reportagem “Presos que Menstruam – A brutal vida das mulheres tratadas como homens nas prisões brasileiras”, da jornalista Nana Queiroz.
O livro revela o quão ainda mais problemático é o sistema carcerário brasileiro. Se nos presídios masculinos a situação é degradante, nos femininos consegue ser ainda pior: muitas vezes as presas precisam fazer uso de miolo de pão no lugar de absorventes internos.
Em Bragança, quem está recebendo as arrecadações, que podem ser tanto em absorventes quanto em dinheiro, é Lígia Marques, que se envolveu desde o início com a campanha, mobilizada pelas redes sociais.
O contato com ela pode ser feito pelo e-mail: ligia.squimica@gmail.com ou pelo número: (11) 9 7980-4506. Lígia irá receber doações até o dia 26 de agosto. A entrega geral, de todos os pontos de coleta, será feita em São Paulo, no dia 30 de agosto.
Segundo conta, quando o evento para arrecadação foi criado no Facebook, a expectativa era que atingisse cerca de 200 pessoas. A repercussão fez com que surgissem mais de 80 pontos de coleta e mais de cinco mil pessoas confirmassem a participação, algo surpreendente para as organizadoras.
Da mesma forma que muitas pessoas querem contribuir, outras se questionam se não seria mais correto ajudar outro tipo de campanha, que envolva pessoas que não estão com problemas com a lei.
É preciso enfatizar que campanhas são facultativas e cada pessoa decide com qual quer colaborar. No entanto, é necessário lembrar que, independente do crime que tenham cometido e pelo qual estão cumprindo pena, essas mulheres encarceradas têm o direito de manter a própria dignidade como qualquer ser humano.
E é por isso que muitas outras mulheres, incomodadas e sensibilizadas com a situação dessas detentas resolveram criar a campanha de arrecadação, que tem o apoio da Pastoral Carcerária, que será responsável pela distribuição dos absorventes nos presídios.
Para saber mais, acesse: http://www.facebook.com/events/169268104762814/ ou http://www.facebook.com/arrecadacaodeabsorventes.
0 Comentários