Continuamos com as sugestões de preparos para o final de ano. Desta vez, trago um bolo de frutas cristalizadas e passas, chamado de bolo inglês com maçã, que é muito antigo na família e já fiz diversas vezes para presentear nesta época do ano. Você pode incrementar com nozes e outras frutas secas que preferir, caso não goste das cristalizadas. Pode colocar damascos, tâmaras e outras castanhas que sejam de sua preferência, mas o sabor do original eu garanto que fica, além de colorido, mais molhadinho, apesar de todo bolo tipo inglês ter uma massa mais pesada tradicionalmente.
Com a quantidade de ingredientes, ele rende dois bolos com forma de furo central (uso a de bolo e a de pudim, que é um pouco menor). Você também pode colocar nas formas de bolo inglês – das menores, rende três bolos retangulares, ideais para dar de lembrança ou levar num café da tarde com as amigas.
Dica: nas casas de venda de produtos a granel, os ingredientes ficam mais baratos.

- 150 gramas de margarina
- 2 xícaras (chá) rasas de açúcar
- 3 gemas (claras em neve firme)
- 1 colher (chá) de baunilha
- 4 xícaras (chá) rasas de farinha de trigo
- 200 gramas de frutas cristalizadas
- 150 gramas de uvas passas sem sementes
- 1 xícara (chá) de leite de vaca
- Casca ralada de um limão
- 1 maçã grande (ou 2 pequenas) sem casca, ralada
- 1 colher (sopa) de fermento royal
- Bata em creme a margarina e o açúcar, junte as gemas. Coloque, mexendo devagar, a farinha de trigo, o leite, as frutas e as passas, misturando a cada adição de ingrediente.
- Junte a maçã (ralada no ralo tipo batata palha), a baunilha e as raspas de limão. Coloque o fermento e, por último, as claras em neve dura, misturando delicadamente.
- Leve assar em formas untadas em forno quente moderado, a 200ºC. Depois de pronto e morno, polvilhe açúcar comum sobre ele. Se quiser incrementar, enfeite com ameixa preta, nozes e cereja ou as frutas que gostar.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
0 Comentários