Folheando meu livro de receitas, me deparei com um bolo que, devido ao “elenco” de ingredientes saborosos, certamente teria um resultado muito bom. Não me lembro de tê-lo testado antes e, para fazê-lo, precisei providenciar a lista com antecedência. Então, é aquele tipo de bolo fino, de presença, que vai muito bem num café ou chá da tarde ou para presentear. E fica bem saboroso, tanto pela crocância como pelas especiarias.
Tentei fazer em formas descartáveis, como bolo inglês, mas admito que deveria ter dividido melhor a massa. Não possuo as técnicas dos confeiteiros e tampouco suas habilidades. Da próxima, farei em forma de furo central.
.png)
- 3 colheres (sopa) cheias de margarina amolecida
- 1 e meia xícaras (chá) de açúcar mascavo
- 4 ovos inteiros
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de amido de milho
- 1 pote (170g) de iogurte natural
- 1 pitada de sal
- 80 ml de suco de laranja (cerca do suco de 2 laranjas)
- Raspas de um limão
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- Nozes picadas (cerca de 100 g ou ¾ de xícara)
- Açúcar e canela para polvilhar (2 a 3 colheres (sopa) de açúcar para 1 (sobremesa) de canela)
- Comece batendo o açúcar com a margarina até virar um creme. Depois, junte os ovos um a um, batendo a cada adição.
- Junte o suco de laranja, depois o iogurte, as raspas de limão e bata bem. Peneire as farinhas e junte na massa e por último coloque o fermento.
- Numa assadeira untada, coloque metade da massa, salpique nozes picadas sobre a mesma e polvilhe açúcar com canela a gosto. Cubra com o restante da massa, repita as nozes, o açúcar e canela.
- Leve assar em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 35 a 40 minutos ou até que esteja assado

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
***
0 Comentários