Há uns meses, foi notícia na internet e até chegou a diversos programas diários de televisão a receita de um biscoito salgado, que recebeu o nome de Montanha Russa.
Quem primeiro divulgou a receita num vídeo caseiro foi a Dona Vera, da Chácara Cristal, uma senhora que, no seu jeito simples e sotaque mineiro, demonstra suas receitas de família relembrando o aprendizado com sua mãe e avó; quando as famílias comiam o que plantavam e criavam. A mulher ficou muito famosa por conta desse biscoito que ela mesma batizou com o nome de Montanha Russa por formar bolhas na superfície enquanto assa.
Com a mandioca plantada no local, ela mesma prepara a farinha e o polvilho para uso da família, e a receita desse biscoito é outra das tradições da família dela.
Feito em menos de meia hora e com massa de liquidificador, é aquele petisco rápido para a hora do café e, à medida que assa, se torna uma massa aerada com sabor que lembra um pão de queijo com muito menos trabalho e sem queijo.
Muitas outras pessoas fizeram e postaram seus vídeos, até modificando a receita, trocando o tipo de polvilho; mas aqui traremos a original e que dá certo.
BISCOITO MONTANHA RUSSA

Coloque no copo do liquidificador:
- 3 ovos inteiros (grandes)
- 100 ml de óleo
- 100 ml de leite
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 2 xícaras (chá) de polvilho doce
Queijo parmesão ralado para polvilhar (opcional)
Bata tudo no liquidificador até ficar uma massa lisa e líquida. Caso precise, coloque um pouco mais de leite ou acrescente um ovo, se forem muito pequenos.
Unte uma assadeira com óleo somente. Despeje a massa e espalhe igualmente com colher, se necessário. Coloque um pouco de queijo sobre ela (se tiver e quiser) e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos.
Para comer, vá puxando os pedaços com as mãos.
Quente é delicioso e frio é bom também; mas duvido que sobre a ponto de esfriar. Fica bem leve e saboroso.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,
escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários