O uso de bicicletas nos patrulhamentos da GCM (Guarda Civil Municipal) se torna comum na cidade, graças à facilidade de acesso a determinados locais e a agilidade que os equipamentos apresentam. Atualmente, a Bike Patrulha tem se intensificado na região do Lago do Taboão, Lago do Orfeu e Lago dos Padres, trazendo mais segurança à população que frequenta esses locais.
As bicicletas possuem bateria de lítio, com motor de 350 watts e carregador bivolt. Sua autonomia é de 40 km sem pedalar, podendo chegar a 25/30 km por hora. Além disso, elas são meios de transporte de baixo custo, sustentáveis e de fácil locomoção, auxiliando os agentes da GCM a abranger uma área maior na qual as viaturas, por exemplo, não têm acesso.
Além da Bike Patrulha, a GCM conta com um efetivo distribuído em equipes como a Ronda Ostensiva de Motocicletas (ROM), o Grupamento de Apoio Montado (GAM), as Guardiãs Maria da Penha, o Grupamento de Operações com Cães (GOC), a Patrulha Rural, a Patrulha Ambiental e do Centro Operacional Integrado (COI).
Diariamente, essas equipes realizam rondas e patrulhamentos em toda cidade, para coibir a criminalidade e aumentar a segurança no município. Frequentemente, também são promovidas diversas ações, inclusive em conjunto com as forças de segurança, através do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

0 Comentários