Hoje trago mais uma das receitas de antigamente, daquelas preparadas pela mãe que a gente esquece de anotar no caderno. Nesse caso, tive a oportunidade de fazer as adaptações feitas pela mamãe e agora anotar esses detalhes na receita, para não haver erros futuramente. Sim, eu ainda uso meus cadernos de receita, tenho guardado desde o mais antigo de minha mãe, com receitas escritas a lápis pela minha avó, Belmira, e o meu mais “recente”, um presente de Dia das Mães da minha filha, que fez a capa numa aula de Artes no colégio, no ano de 2002.
Procure comprar berinjelas pequenas, aí você só corta no meio no sentido do comprimento e forma pequenas barquinhas para colocar o recheio. No meu caso, elas eram bem grandes e resolvi dividir algumas em três partes. Deu certo, mas demandou mais trabalho para despolpar cada parte.

- 4 berinjelas grandes
- 1 pacote de ricota fresca, de cerca de 500 gramas
- Meia xícara de nozes picadinhas
- 100 ml (ou meia caixinha) de creme de leite
- Sal, pimenta e salsa picadinha
- A polpa das berinjelas cozidas e picadinhas
Lave as berinjelas, corte-as no sentido do comprimento e, se necessário, em duas ou três partes, de modo que cada pedaço fique com uns 4 dedos de largura. Deixe de molho na água com sal e vinagre.
Enquanto isso, prepare o recheio:
Amasse com garfo a ricota, tempere com os temperos e o creme de leite e reserve. Deixe para colocar depois as nozes e a polpa das berinjelas cozidas.
Ferva em uma panela grande água com um pouco de vinagre e, quando entrar em fervura, coloque as berinjelas escorridas e dê uma rápida fervura, isto é, até perceber que a casca começa a ficar de outra cor. Escorra, passe na água fria para parar o cozimento e espere esfriar.
Enquanto isso, prepare um molho branco tradicional (o molho é dispensável, se preferir sem ou se quiser uma versão menos calórica).
Molho branco ou bechamel:
- Meio litro de leite de vaca
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo
- Sal a gosto
- Noz-moscada ralada
- 50 g de queijo ralado
Derreta a margarina e junte a farinha e vá mexendo até sentir o cheiro de farinha torrada. Coloque e vá mexendo sempre o leite até começar a engrossar. Tempere com sal, queijo ralado e noz-moscada (opcional) e cozinhe por mais alguns minutos, desligue o fogo e reserve.
Com ajuda de uma faca e colher, retire um pouco da polpa das berinjelas, deixando parte da polpa e a casca que serão recheadas, e vá colocando numa assadeira.
Coloque no recheio as nozes e pique as polpas retiradas, juntando também no recheio de ricota.
Recheie todas as berinjelas, espalhe o molho por cima e leve gratinar no forno.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários