
Os estudantes receberão, já no primeiro dia de aula, uniformes escolares e kits completos de material escolar e pedagógico
O ano letivo da rede municipal de ensino de Bragança Paulista tem início ainda neste mês com o retorno de professores, diretores, coordenadores e demais funcionários às unidades escolares na próxima terça-feira, 27. Esse período antecede o início das aulas para os alunos, marcado para o dia 19 de fevereiro, conforme o calendário escolar oficial, e é dedicado às formações pedagógicas, ao planejamento escolar, à organização das unidades, à definição de turmas e à escolha de aulas e classes.
A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é receber aproximadamente 16 mil alunos, distribuídos em 71 unidades escolares, abrangendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a pasta, o trabalho desenvolvido neste início de ano tem como foco garantir um retorno às aulas estruturado, acolhedor e seguro, assegurando condições adequadas de ensino e aprendizagem desde o primeiro dia letivo.
Durante o mês de janeiro e ao longo do início de fevereiro, são realizadas formações pedagógicas contínuas, com temas diretamente relacionados à rotina escolar, às práticas educativas, ao fortalecimento do trabalho pedagógico e ao alinhamento das diretrizes para o ano letivo de 2026. As ações formativas promovem a integração entre as equipes, a troca de experiências e a atualização constante dos profissionais da educação.

Além do planejamento pedagógico, o início do ano letivo de 2026 será marcado por uma ação inédita: pela primeira vez, os alunos da rede municipal receberão, já no primeiro dia de aula, uniformes escolares, kits completos de material escolar e material didático pedagógico.
Os kits de uniformes escolares contam com peças adequadas para os períodos de verão e inverno, sendo compostos por duas camisetas e um shorts para os meninos; duas camisetas e um shorts-saia para as meninas, além de agasalho e camiseta de manga longa para todos os alunos. Ao todo, cerca de 92.400 peças de uniforme serão entregues a aproximadamente 15.400 estudantes da rede municipal.
Já os kits de material escolar foram cuidadosamente definidos pelos gestores das unidades escolares para contemplar as necessidades pedagógicas específicas de cada etapa de ensino. Eles passaram por uma reformulação completa, com a inclusão de novos itens e uma mudança significativa: a substituição da tradicional caixa de papelão por uma sacola reutilizável de TNT, visando à sustentabilidade.
Ao todo, serão distribuídos kits para cerca de 15.400 alunos da rede municipal. Para a Educação Infantil – creche – aproximadamente 3.300 kits serão entregues, contendo agenda permanente, cadernos, gizão de cera, lápis de cor jumbo, massa de modelar, pincéis, rolos de pintura e tinta guache atóxica. Na pré-escola, cerca de 3.200 alunos receberão kits com cadernos, estojos, lápis, canetinhas, colas, tesouras, pincéis e tinta guache.
Já no Ensino Fundamental e EJA, aproximadamente 8.900 estudantes receberão kits completos com cadernos, materiais de escrita, estojos, pastas, pincéis, tesouras e tinta guache.
Por fim, o material didático-pedagógico, também entregue no primeiro dia de aula, será distribuído bimestralmente, de forma organizada e planejada. Ele é composto por apostilas, livros didáticos, cadernos de atividades e recursos pedagógicos destinados a alunos e professores, atendendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, além de materiais de apoio às equipes pedagógicas.
Na Educação Infantil, alunos dos níveis IV e V receberão volumes impressos do material didático, livros de literatura, materiais destinados às famílias e pastas resistentes para transporte, beneficiando cerca de 3.200 alunos. Os professores contarão com materiais impressos, cadernos de apoio à alfabetização e acesso a recursos digitais, como vídeos, músicas e conteúdos interativos.
No Ensino Fundamental, alunos do 1º ao 5º ano receberão cadernos multidisciplinares, materiais consumíveis de arte e inglês, cadernos de atividades, livros de literatura e materiais complementares, atendendo cerca de 9 mil estudantes. Os professores terão acesso a materiais com orientações metodológicas, textos formativos, cadernos de retomada de conteúdos e ambiente digital voltado à formação contínua.
***
0 Comentários