Fotos: Divulgação
news-details
Política

Ato em apoio aos candidatos Lula e Haddad reúne manifestantes pró-democracia em Bragança Paulista

Eleger Lula e Haddad por um Brasil democrático e sem ódio

No último domingo, 23, ocorreu o manifesto “BATUCRACIA – Batucada pela Paz e Democracia” organizado por artistas e ativistas que integram diversos grupos de Maracatu de baque virado em Bragança Paulista e região. Além de integrantes dos grupos Baque Lua Cris, Batuque Raízes da Nega, Projeto Vira-Mundo de Baque Virado, o evento contou com a participação do grupo Piracatu de Piracaia, concentrando cerca de 35 batuqueiros entre as mais de 300 pessoas presentes, conforme organizadores, vindas de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Jarinu, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro e Joanópolis. Com início às 15h, os manifestantes concentraram-se na Praça do Rosário e saíram em caminhada rumo à Praça Poesia, onde ocorreu uma roda de samba e o encerramento do evento.

O intuito foi o de promover no município, apoio aos candidatos Lula e Fernando Haddad para o segundo turno das eleições que ocorrerá neste domingo, 30 de outubro. De acordo com os organizadores, “o evento buscou aproximar a cultura popular do cenário político, visto que, nos últimos 4 anos, os ataques aos direitos dos trabalhadores, e de maneira mais agressiva àqueles vinculados aos setores da cultura, têm sido o foco do atual governo”.

Além dos grupos de Maracatu, o evento contou com apoio dos movimentos sociais RENAFRO e Coletivo Palmares, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e os dos diretórios partidários locais: Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Verde (PV) e o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual são filiados os candidatos Lula e Fernando Haddad.

Participar de um evento como este faz bem ao coração, disse a professora Valdirene Melo

Entre os manifestantes estava a professora Valdirene Santos Condé de Melo que afirmou: “Sei que nenhum governo de direita irá fazer algo para mudar a situação do povo periférico que é de onde eu faço parte. Por isso vou para as ruas sempre que precisar, eu não me calo!”

Quem também marcou presença é o diretor-presidente da Acohab (Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista), um dos candidatos a vereador mais votados nas eleições 2020 em Bragança, com 1.282 votos, Bruno Leme, que  conversou com a reportagem e avaliou o resultado do evento.

Bruno Leme e a esposa Caroline Stephanie levaram Maria Elis para sua primeira manifestação em prol da democracia

 “A manifestação mostrou que existe um sentimento daqueles que trabalham, lutam e militam pelo lado social de unir forças pra que a gente tenha êxito nesta eleição. A gente conseguiu mostrar pras pessoas o legado do governo Lula, o legado dos governos do PT. O quanto o Prouni, o Bolsa Família, o Ciências sem Fronteiras foram importantes e atenderam milhares de pessoas na nossa região. Fomos extremamente bem recebidos pelas pessoas que passavam. E, além de tudo, os manifestantes não deixaram nenhuma sujeira, nenhum copo jogado no chão.

Precisamos fazer mais, trazer as pessoas pra perto, dialogar mais com a população e mostrar que a única via possível é a da democracia, do campo das ideias, no campo democrático. Esse evento nos mostrou que estamos cada vez mais vivos, principalmente numa cidade onde a oposição não tem se unido nos últimos tempos. Mostramos cultura, mostramos arte, nossa preocupação com moradia popular. Foi extremamente satisfatório e útil. O campo progressista precisa sair vitorioso no próximo dia 30.

Com a colaboração de Lilian Florencio de Godoy

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image