Atividades literárias movimentam o cenário cultural

No último fim de semana, diversas atividades literárias aconteceram em Bragança Paulista, dentro da programação do Maio Cultural, e, com isso, o cenário foi movimentado com a realização de palestras, oficinas e entrega de premiação de concurso promovido pela Ases (Associação de Escritores de Bragança Paulista).

No dia 21, uma oficina literária dirigida a escritores e professores do Ensino Infantil e Fundamental I foi ministrada na sede da Ases pela escritora Simone Pedersen, de Vinhedo. Com maestria, ela explicou aos participantes como atrair a atenção das crianças para os livros, falou sobre os temas que devem ser abordados, sobre as ilustrações de livros infantis e, principalmente, sobre a importância de não subestimar o pequeno leitor.

Simone ainda explicou a importância do professor ao selecionar, com critérios, os livros com os quais trabalharão com os alunos. A sede da Ases ficou lotada, o que demonstra que a oficina foi um sucesso.

No dia 22, sexta-feira, foi a vez de a cidade receber a renomada escritora Marina Colasanti, na Casa de Cultura. Intermediada pelo jornalista e escritor Otacílio César Monteiro, a palestra possibilitou que a plateia, composta por alunos dos cursos de Letras e História, da Fesb (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista), escritores, além de cidadãos bragantinos e de localidades vizinhas, ouvissem Marina falar sobre diversos assuntos.

No dia 23, sábado, os editores Renato Coelho, da Editora Passarinho, Felipe Gasnier, das Edições Ideal, e Tiago Rendelli, da Editora Medita, estiveram na cidade para uma roda de conversa sobre o mercado editorial brasileiro. O bate-papo aconteceu na Praça Raul Leme, à tarde.

E as atividades literárias no Maio Cultural se encerraram no dia 23, à noite, quando foi realizada a festa de premiação e lançamento da antologia de vencedores do IV Prêmio Literário Cidade Poesia, promovido pela Ases, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A cerimônia aconteceu no Museu Municipal Oswaldo Russomano, que ficou repleto de escritores de vários estados e cidades brasileiras, com o som do grupo MPB3 e a interpretação dos contos vencedores. A noite de gala e festa encantou os escritores visitantes.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image