Para falar sobre o assunto, tirar dúvidas e dar dicas de como se exercitar e se alimentar corretamente, a reportagem do Jornal Em Dia conversou com o professor/sensei Alexandre Moraes
Mesmo durante o período de isolamento social, que já dura mais de 100 dias, no estado de São Paulo devido à pandemia do novo coronavírus, é necessário manter-se ativo e praticar exercício físico, com segurança e sem sair de casa durante o isolamento social. Esse assunto vem atraindo a atenção da população, e em Bragança Paulista não é diferente.
A pergunta do momento é: como manter o corpo e a mente saudáveis em meio à quarentena, praticando atividade física dentro de casa e como fazer uma alimentação correta?
E, para falar sobre esse assunto, tirar dúvidas e dar dicas de como se exercitar e ter uma boa alimentação, a reportagem do Jornal Em Dia conversou com o professor/sensei Alexandre Moraes, que é formado e pós-graduado em Educação Física, faixa preta de jiu-jítsu e atual campeão brasileiro na modalidade, com título conquistado em 2019. O professor Alê Moraes também é ponta preta/azul escuro de muay thai, além de professor e gestor há 14 anos da “Águia Studio Prime”. Ele é casado há seis anos com a médica Gisele Lins, e atualmente vem se especializando em Nutrição.
Jornal Em Dia: Quais as alternativas que as pessoas que estão em isolamento social podem buscar para movimentar o corpo e tranquilizar a mente?
Alexandre Moraes: Eu comparo que treinar é como um grande amor, nunca queremos ficar distantes. Quando você pega amor pelo treino, se torna seu vício saudável. Na minha opinião, só fazemos na vida o que amamos, o que não amamos, dura pouco e logo vem a desistência. Pensem comigo: o que é mais saudável? Ter uma rotina de treinar três vezes por semana, com 50 minutos, ou ter uma rotina de três vezes por semana fumando, bebendo, comendo fast food, etc? Até porque, se você tem um hábito saudável, quando você der um escorregada na alimentação, seu metabolismo vai trabalhar a seu favor e queimar as calorias extras. “Treinar é cansar o corpo e descansar a mente”.
Jornal Em Dia: Na hora de fazer atividades físicas em casa, a preguiça sempre aparece. O que fazer para expulsá-la?
Alexandre Moraes: Tenha um horário específico para treinar. Tendo essa organização, você vai deixar aquele tempo já na sua agenda. Tenha uma meta; nós ocidentais, adoramos uma meta. Exemplos: daqui a três meses, vou vestir aquela calça; tenho um casamento em novembro e quero chegar nessa data cabendo naquele vestido ou terno lindo que comprei e não cabe mais em mim! Isso vai gerar um compromisso. Imagine que treinar é igual a tomar banho, tem que ser todos os dias.
Jornal Em Dia: Atividade física pode ser uma boa forma de as pessoas passarem o tempo dentro de casa?
Alexandre Moraes: Sim, para o brasileiro, o home office ainda é novidade, mas em países europeus, e nos Estados Unidos, é muito utilizado por grandes empresas. O que temos que ter é um equilíbrio, porque é muito bom ir para a academia, ver os amigos e colegas de treino. Como no momento, a reclusão social é importante, principalmente para quem tem alguma comorbidade, estar em casa pode ser uma nova descoberta e resignificação para muitas coisas que já estavam no automático. Exemplo: estar mais com seus filhos, almoçar juntos... Então, por que não treinar em casa juntos também? Em dupla, é sempre melhor.
Jornal Em Dia: O estresse e a ansiedade são sintomas que preocupam as pessoas na quarentena. Fazer exercícios pode ajudar a evitá-los?
Alexandre Moraes: Com certeza! Quando ficamos em casa, somos bombardeados de informações e quase sempre, as que dão ‘ibope’ são as tragédias, e muitas vezes, isso traz ansiedade. Quando treinamos, o corpo libera substâncias que nos dão prazer, alegria, felicidade. É como se fosse um antídoto natural para notícias ruins. Minha dica é: treine, leia um bom livro, medite, ame a sua família. A sua vida será ainda mais bela.
Jornal Em Dia: Tem algum exercício específico que os idosos podem fazer em casa?
Alexandre Moraes: É muito importante sempre especificar se o idoso tem algum diagnóstico sobre alguma patologia (hipertensão, diabetes, artrites, hérnia de disco, doença renal, etc), para, assim, prescrever um treino adequado. Mas sempre vale a criatividade (usar o que temos na nossa casa, por exemplo: garrafas pets, sacolas de supermercado, sofá, cadeiras, etc). Vamos à prática: três séries de dez a 15 repetições de sentar e levantar do sofá. Outro exemplo: elevar as mãos até a linha do ombro lateral e frontalmente. Tudo depende da condição do idoso. Na minha opinião, tem que ter um professor prestando uma consultoria e só após uma análise, poderemos prescrever esse treino adequado, que será muito saudável e trará resultados positivos.
Jornal Em Dia: As crianças também devem realizar atividades físicas durante o isolamento social?
Alexandre Moraes: Sim, ainda mais que as crianças têm muita energia. Eu comecei dando aula para crianças e, até hoje, sou apaixonado por elas, até porque formamos cidadãos. Na linha que orientei para com os idosos, para as crianças, podemos prescrever atividades mais lúdicas, estafetas, treinar brincando, lógico que depende da idade.
Jornal Em Dia: As mortes por problemas de coração aumentaram em 32% neste período da pandemia de Covid-19. As atividades físicas podem ajudar a diminuir esses casos?
Alexandre Moraes: Sim, esse número nos preocupa muito e está muito relacionado à má alimentação, que gera a obesidade e outras doenças correlacionadas. Praticar atividade física três vezes por semana já vai te trazer benefícios incríveis. Tenha foco e procure um lugar ou um personal para lhe dar uma consultoria. Plante agora e colha para sempre, treinar é preventivo.
Jornal Em Dia: Que alimentos são recomendados para adultos, idosos e crianças durante a quarentena?
Alexandre Moraes: Fracione a sua alimentação, descasque mais, desembale menos. Controle a quantidade de sal, açúcar e gordura. E o mais importante: beba água, em média 50ml x kg (peso). Troque o pão por tapioca, integrais, batata doce, não precisa ser todos os dias. Mas tenha mais equilíbrio. Procure uma nutricionista para montar a sua dieta e distribuir as calorias diárias, assim, você será mais feliz e comendo bem, não precisa passar fome, tem que comer certo!
Jornal Em Dia: Qual sua opinião sobre o isolamento social?
Alexandre Moraes: Sou a favor! Quando não se tem a vacina e pouco se conhece sobre o vírus, temos que errar pelo excesso. Agora no meu caso, que tenho um estúdio de musculação e lutas, cumpro as normas, adaptei todas as aulas, meus alunos usam máscara, fazemos toda a higienização, verificamos a temperatura. Só não recomendo que as pessoas na faixa de risco treinem nesse momento. Aos demais, procurem um lugar seguro que lhes traga resultado e saúde.
Jornal Em Dia: Deixe uma mensagem final para nossos leitores.
Alexandre Moraes: A minha mensagem para vocês é que treinar é saúde e se não temos saúde, não temos vida. Procure um local para treinar em segurança ou procure um atendimento on-line com um personal, que irá prescrever seu treino para você alcançar a sua meta. Ficamos à disposição, eu e minha equipe da @aguiastudioprime. Oferecemos aulas de musculação, jiu-jítsu, funcional, cardio boxe feminino e muay thai. Estamos localizados na rua Vicente Sabella, 169, no Matadouro. Nosso WhatsApp: (11) 9 5636-7111. Foi um enorme prazer falar com vocês, leitores do Jornal Em Dia. Beijos no coração de cada um, Deus os abençoe e ‘bora’ treinar!
0 Comentários