A medida foi aprovada no último dia 2 pelo Senado Federal e aguardava apenas a sanção do presidente
Conhecida não apenas pelos eventos homenageiam a fruta, mas também como um dos pólos do cultivo do morango no estado e no país, Atibaia recebe agora o cobiçado título de “Capital Nacional do Morango”. A lei que concede o renome foi sancionada pelo presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), e publicada nesta terça-feira, 28, no Diário Oficial da União.
O projeto de lei, apresentado pelo deputado federal Roberto Alves, já tramitava desde 2017. O documento destaca os feitos da cidade na área, como ter sido o local de início do projeto Produção Integrada de Morango (Pimo), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Além disso, Atibaia é bastante reconhecida pela tradicional Festa das Flores e Morangos, no mês de setembro, e pela Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, que começou no último final de semana. A cidade ainda integra o chamado “Circuito das Frutas” formado também pelos municípios de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, que se destacam na produção de uva, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.
Segundo a Prefeitura, o município “é um dos maiores produtores de morango do país e o maior do estado de São Paulo, contando com clima e solo propícios para o cultivo da fruta”. Agora, a “Capital Nacional do Morango” terá maior acesso aos recursos federais e será prioridade no ramo em âmbito nacional, possibilitando maiores investimentos em modernização, turismo e sustentabilidade.
0 Comentários