Foto: divulgação
news-details
Região

Atibaia e Piracaia recebem peça inspirada na obra de Belchior

Neste final de semana, a peça musicada “Na parede da memória”, inspirada na poesia de um dos maiores e mais talentosos cantores e compositores do país, será apresentada em duas cidades da região. Depois de estrear no Rio de Janeiro e passar pelo Teatro Itália, em São Paulo, e em Bragança Paulista”, o espetáculo desembarca em Atibaia neste sábado, 15, às 19h, na ATA Cultural, com entrada gratuita. Neste domingo, 16, será a vez de Piracaia receber a peça, às 19h, na Casa Viva Piracaia, também com entrada franca.

O espetáculo conta a história de quatro amigos que, separados pelo tempo, se reencontram em um apartamento onde viveram juntos para encerrar esse importante capítulo de suas histórias. Entre doces lembranças e descobertas, inicia-se um conflito quando começam a retirar os pertences pessoais do apartamento e ninguém quer abrir mão do álbum “Alucinação”, do cantor e compositor Belchior. No desenrolar da trama, o passado vem à tona, com trechos de diversas canções do renomado artista.

O elenco conta com Aguinaldo Bueno (Carlos), Artur Reis (Tom), Glória Dinniz (Bel) e Isadora Títto (Nanda) e tem direção de Paulo Merísio e texto de Fabrício Branco. De forma inteligente e bem-humorada, a peça ainda faz alusão ao nome de Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, que certa época adicionou os sobrenomes dos pais, sob a justificativa de que seu nome completo seria o “maior nome da MPB”.

Segundo o diretor musical da peça, Miguel Briamonte, o objetivo é “discutir a atemporalidade da obra de Belchior, que traz muitas reflexões, além de muita potencialidade poética, para a construção de uma bela dramaturgia”. “Queríamos muito homenagear o cantor e retomamos esse desejo antigo”, complementa a atriz Glória Dinniz.

A peça foi contemplada no Edital 02/2022 do Programa de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo (ProAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e percorrerá diversas cidades paulistas.

SOBRE BELCHIOR

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes foi cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor brasileiro. Nasceu em Sobral, no Ceará, e se tornou um dos principais nomes da Música Popular Brasileira.

Seus maiores sucessos foram as canções “Apenas um Rapaz Latino-Americano”, “Como Nossos Pais”, “Mucuripe” e “Divina Comédia Humana”. O álbum Alucinação, produzido em 1976, é considerado por vários críticos musicais como um dos mais revolucionários da história da MPB, além de marcar para sempre o cenário musical brasileiro.

“Como nossos pais” é uma das canções mais famosas de Belchior, eternizada na voz de Elis Regina. Outra música que marcou história e voltou a se destacar recentemente é “Sujeito de sorte”, cujo trecho “ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro!” foi utilizado na canção AmarElo, de Emicida, com participação de Pabllo Vittar e Majur.

Belchior faleceu em 2017, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), aos 70 anos, em decorrência do rompimento de um aneurisma.

SERVIÇO

“Na parede da memória”

Data: 15/04/2023 (sábado), às 19h

Local: ATA Cultural Atibaia (Av. dos Bandeirantes, 392, Vila Junqueira)

Entrada gratuita

Data: 16/04/2023 (domingo), às 19h

Local: Casa Viva Piracaia (Praça Júlio Mesquita, 56, Centro)

Entrada gratuita

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image