A Prefeitura de Atibaia decretou, na última quarta-feira, 11, estado de emergência hídrica em resposta à escassez de chuvas e à ameaça de falta de água. A medida foi publicada no Diário Oficial do município e visa a garantir o fornecimento de água durante o prolongado período de seca que afeta grande parte do Brasil.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), mais de metade dos estados brasileiros está enfrentando a pior seca em 44 anos. Com a “Operação Estiagem”, a prefeitura local busca implementar ações preventivas para minimizar o impacto da seca no abastecimento de água da cidade.
Uma das principais medidas é a redução ou até a interrupção do fornecimento de água tratada para residências, comércios e indústrias em dias alternados. A cidade foi dividida em três setores e, e desde a última quarta, a pressão da água foi diminuída em cada setor em dias específicos.
Além disso, o decreto possibilita a imposição de sanções para quem for flagrado desperdiçando água tratada, o que inclui o uso de mangueiras para irrigação de jardins ou lavagem de veículos e calçadas – caso essas infrações sejam reincidentes, o morador estará sujeito a multas. A população é incentivada a denunciar o uso indevido da água por meio da Central de Atendimento (08000 112 190).
A Prefeitura e o Serviço de Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE) reforçam a importância do consumo consciente da água neste período crítico, pedindo a colaboração dos moradores para evitar desperdícios. Em casos de desabastecimento, o SAAE garantiu que tomará medidas para priorizar o fornecimento de água a hospitais, unidades de saúde, escolas e creches, minimizando os impactos nos serviços essenciais da cidade.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários